Saiba o que é Geopoética, tema de evento internacional que será promovido pela UNEB

redacao@aloalobahia.com

O Grupo de Pesquisa em Geopoética, vinculado à Cátedra Fidelino de Figueiredo da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), vai promover, na próxima quinta-feira (10), às 9h, o I Workshop Internacional: O Mundo Geopoético. O evento será realizado no auditório do Departamento de Ciências Exatas e da Terra (DCET), no Campus I da universidade, em Salvador. 

O encontro tem como objetivo promover o diálogo entre pesquisadores, escritores, poetas e estudantes da universidade e artistas locais que trabalham com a temática geopoética. 

Mas, afinal, o que é a Geopoética? Trata-se de um conceito que combina elementos da geografia e da poética para explorar e expressar a relação entre os humanos e o espaço geográfico ao seu redor. Tal abordagem busca entender como a experiência humana, a identidade, a cultura e a sociedade são influenciadas e moldadas pelo ambiente em que se vive.

A geopoética, portanto, transcende conceitos tradicionais de geografia, buscando uma compreensão mais profunda e sensível da relação entre a humanidade e o mundo natural, unindo a linguagem poética com a percepção geográfica e convidando as pessoas a refletirem sobre a relação com a terra, a natureza e o ambiente.

A iniciativa contará com a palestra “Carta Magna, texto de Kenneth White” do artista plástico e arquiteto Dominique Rousseau, um dos mais antigos membros do Instituto Internacional de Geopoética da França e parceiro de Kenneth White

Na oportunidade, o convidado vai promover a exposição do seu trabalho intitulada: “A viagem dos papéis geopoéticos”, que estará instalada no hall da Reitoria da UNEB. 

Massarandupió
Já nos dias 11 e 12 de agosto (sexta e sábado), será promovido o “Ateliê Geopoético: (En)cantos da Mata”, no Ecoparque da Mata, em Massarandupió, localidade famosa pela praia de nudismo, que fica no município de Entre Rios, Litoral Norte baiano. 

A iniciativa visa proporcionar uma imersão geopoética proposta por Kenneth White em 1989, inspirada nos filósofos existencialistas como Heidegger, Hordeling e Bachelard, que traz a reflexão de como “habitar o mundo como um poeta” de forma sensível e inteligente, respeitando os saberes tradicionais e integrando a ciência e a arte. 

Para participar das atividades, os interessados devem realizar inscrição no Sistema Gerenciador de Eventos (SGE) da UNEB. As atividades contam com apoio da Cátedra Fidelino de Figueiredo/Instituto Camões e da Assessoria Especial de Cultura e Artes (Ascult) da UNEB. 

*Publicado por João Galdea. Foto: Feijão Almeida/GOVBA.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia. 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias