Saiba como compensar o exagero do Carnaval e desintoxicar o organismo em 5 dias

redacao@aloalobahia.com

Carnaval é época de exageros, como bebidas alcoólicas e comidas gordurosas. Isso, somado ao sono desregulado e à rotina de exercícios físicos deixada de lado, impacta o funcionamento do corpo e sobrecarrega os órgãos responsáveis por processar e eliminar as toxinas. 

Como explica a nutricionista Carolina Dias, fundadora da clínica de mesmo nome e referência do programa de emagrecimento “Mereço+”, os exageros carnavalescos provocam um acúmulo de toxinas que são associadas à formação de radicais livres. “Isso pode contribuir para o enfraquecimento do sistema imunológico e o envelhecimento”, diz. 

Isso sem contar a alteração do metabolismo, que passa a reter mais líquido e provocar o inchaço do corpo, o que justifica os quilos a mais notados após o período de festas. 
 
HVRof6u.md.jpg
Para o fim do inchaço e a eliminação das toxinas, a nutricionista Carolina Dias recomenda seis dicas estratégicas para recuperar o corpo após o Carnaval em apenas cinco dias. Confira:

1. Mantenha uma hidratação adequada

Água, sucos naturais detox, chás diuréticos e água de coco são ótimas pedidas para manter a hidratação em dia e ajudar na eliminação de toxinas. Uma das opções é o chá de cavalinha, ideal para emagrecimento e limpeza do organismo. Veja a receita: 

Ingredientes:

200 ml de chá de cavalinha 
1 maçã 
1 limão em fatias 
1 punhado de salsinha fresca 
1 fatia fina de gengibre 
3 pedras de gelo 


Bata no liquidificador a maçã com o chá de cavalinha, a salsa, o gengibre e o gelo. Em seguida, coloque em um copo, corte as rodelas de limão e acrescente à receita.

2. Mantenha uma rotina de atividades físicas

As duas principais formas de eliminar os excessos de toxinas são pela urina e pelo suor. Por isso, além da água, capriche na atividade física. “A atividade física aumenta a circulação sanguínea e a temperatura do corpo, estimulando a transpiração e a eliminação de substâncias tóxicas”, explica Carolina. 

3. Reduza o consumo de carboidratos

Em vez de carboidratos simples e farinhas, que não agregam valor nutricional, encontrados em pães, bolos e massas, vale apostar nos carboidratos complexos, presentes nas raízes, como aipim, inhame e batata doce. O ideal é consumir durante cinco dias aproximadamente 50g diários de carboidrato. 

4. Aposte em alimentos funcionais

Vegetais de folhas verde-escuras são fontes de fibras importantes, que ajudam a limpar o organismo, melhoram a digestão e diminuem a absorção de gorduras e toxinas. Já as oleaginosas, como castanhas, amêndoas e nozes, são ricas em ômega 3 e vitamina E e possuem ação antioxidante e anti-inflamatória. Alimentos termogênicos, como canela, aveia, chia, linhaça e gengibre, aceleram o metabolismo e estimulam o emagrecimento.
 
HVRoc8v.md.jpg
5. Corte alimentos industrializados e ultraprocessados

É importante cortar o consumo de alimentos industrializados e ultraprocessados durante os cinco dias para evitar o acúmulo de novas toxinas no corpo. “Tudo o que a gente desembala pra comer contém aditivos alimentares, muito sódio ou açúcar refinado na composição, o que dificulta a perda de líquidos e acentua o inchaço”, coloca a nutricionista. 

6. Cuide do equilíbrio intestinal 

Segundo Carolina, sem o funcionamento intestinal adequado não é possível eliminar toxinas, nem emagrecer. Para manter as fibras em dia, a aposta deve ser em frutas com bagaço, sucos sem coar, linhaça, chia, mamão, laranja e gengibre. “Alimentos com probióticos, como o iogurte natural, a kombucha e o kefir, também são muito importantes”, acrescenta a nutricionista. 

Carolina Dias destaca ainda que, no entanto, certas partes do corpo (região entre o umbigo e o púbis, próximo das axilas, entre as coxas e a papada) acumulam mais gordura do que outras, deixando o processo de emagrecimento mais difícil. 

Nesses casos, a potencialização dos resultados de uma dieta associada à rotina de exercícios pode acontecer com tratamentos não invasivos voltados para a redução da gordura localizada e da flacidez.

Fotos: Divulgação. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias