“Sacrifício extraordinário”: Vaticano vai cobrar aluguel aos cardeais

Até recentemente, cardeais e outras autoridades da Igreja Católica que moram nos apartamentos da instituição no Vaticano só tinham que arcar com duas despesas principais: água e luz. Mas uma nova regra criada pelo Papa Francisco determinou que os aluguéis pelos imóveis passem a ser cobrados aos religiosos. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (1º) pelo chefe do Ministério das Finanças do Vaticano, Maximino Caballero Ledo.
 
Segundo relatou, a decisão do pontífice foi tomada para "fazer frente aos crescentes compromissos que o cumprimento do serviço à Igreja universal e aos mais necessitados exige em um contexto econômico como o atual, que é particularmente grave".

Por essa razão, afirma o documento, é preciso "que todos façam um sacrifício extraordinário para destinar maiores recursos à missão da Santa Sé, também incrementando as receitas da gestão do patrimônio imobiliário".
 
De acordo com o G1, os ativos imobiliários da Administração do Patrimônio da Sé Apostólica (APSA) chegam a quase 5.200 propriedades no mundo, sem incluir as suas embaixadas. O Vaticano é dono de aproximadamente 1,6 milhão de metros quadrados construídos na Itália.

Destes, apenas 15% são destinados para o mercado livre e 30% têm rendas subsidiadas para funcionários, aposentados e outras formas de auxílio. Os 55% restantes são para fins institucionais ou em regime de empréstimo gratuito, para escolas ou universidades, por exemplo.

Foto: Shutterstock. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias