21 Nov 2022
Rubem Valentim ganha exposição permanente no MAM-BA
“Agora teremos as 20 esculturas e 10 relevos de Rubem Valentim abertos à visitação gratuita para o público. O conjunto forma o ‘Templo de Oxalá’, doado pela esposa do artista, Lúcia Alencastro, em 1997, e considerado a mais emblemática realização da carreira de Valentim”, explica o diretor do MAM, Pola Ribeiro. O espaço, que tem cerca de 200 m² de área e fica na parte inferior do Mirante, terá ainda vitrines com documentos originais do artista. “O acesso é pelo gradil criado pelo artista Carybé, ainda na entrada do museu, no mesmo nível da Avenida Contorno”, diz Pola.
A sala foi reformada pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) – órgão ao qual o MAM é ligado –, ambos da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA). “A reinauguração desta sala traz mais uma exposição permanente para o museu”, afirma seu diretor. No último mês de outubro, o espaço abriu outra mostra permanente, a do Museu de Arte Popular, “trazendo o acervo definitivamente para seu local de origem, o Solar do Unhão”, completa.
Também na sexta-feira (25), o MAM fará o lançamento na Bahia do filme e catálogo “Ilê Funfun: Uma homenagem ao Centenário de Rubem Valentim”, produzidos pela Almeida & Dale Galeria de Arte, de São Paulo. O filme será exibido às 16h no Cine MAM, e o catálogo será lançado no Espaço Rubem Valentim, às 17h. “Ilê Funfum” é o nome da mostra que neste ano do centenário do artista passou por São Paulo e Brasília, produzida pela galeria, que também patrocinou a restauração da coleção “Templo de Oxalá”. Essa exposição itinerante teve curadoria de Daniel Rangel, que também é o curador do MAM-Bahia.
Foto: Divulgação. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.