2 May 2023
Roteiristas de Hollywood decidem entrar em greve; saiba o que pode acontecer

Em 1988, a maior greve do sindicato durou cerca de 22 semanas (cerca de 150 dias) e causou em torno de US$ 500 milhões de dólares (cerca de R$ 2,5 bilhões) em prejuízos para a indústria. A realização de uma greve pelo Sindicato dos Roteiristas da América (WGA, na sigla em inglês) foi aprovada no mês passado, caso as negociações com os estúdios como Walt Disney e Netflix fracassassem. Ao todo, são mais de 11 mil trabalhadores.
De imediato, a greve dos roteiristas deve impactar programas de TV que estão no ar nos Estados Unidos. Os primeiros afetados devem ser os talk-shows, como "Jimmy Kimmel Live" e "The Tonight Show with Jimmy Fallon", que podem recorrer a reprises. Já em relação ao cinema, o impacto deve ser menor. Isso porque os filmes demoram meses para ser produzidos e gravados e alguns já estão em fase de finalização.
Filmes e séries já foram afetados no passado
A greve iniciada em 2007 durou 100 dias e acabou apenas no ano seguinte, impactando diversos filmes e séries americanas, como Breaking Bad e até um filme da Liga da Justiça foi parar na gaveta.
Em comunicado emitido nos últimos dias, Associação de Escritores da América afirmou como "iniciou este processo com a intenção de fazer um acordo justo, mas as respostas dos estúdios foram totalmente insuficientes, dada a crise existencial que os escritores estão enfrentando." Na garantia mínima da temporada, que dura entre 10 e 52 semanas, os estúdios e serviços de streaming não concordaram com uma “taxa diária” para escritores.
Foto: Unsplash