Romaria de Bom Jesus da Lapa deve ser reconhecida como patrimônio imaterial da Bahia

redacao@aloalobahia.com

Com 331 anos de tradição, a Romaria de Bom Jesus da Lapa deve ser reconhecida como patrimônio imaterial da Bahia nesta quinta-feira (4), em votação realizada pela Câmara de Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Natural da Bahia do Conselho Estadual de Cultura. A manifestação religiosa reúne um público de mais de 2 milhões de pessoas e é o segundo maior evento popular no estado, atrás apenas do Carnaval.

Com programação oficial realizada entre os dias 28 de julho e 6 de agosto, esta é a maior romaria da Bahia e do Nordeste e a terceira do Brasil. “O processo de registro especial, além de valorizar e reconhecer, visa a proteção da manutenção por toda vida. A Câmara, para além do registro, recomenda ao estado que [...] efetive processo de tombamento por todo conjunto arquitetônico do patrimônio físico e natural que compõe o Santuário de Bom Jesus [gruta que deu origem à tradição]”, pontua o presidente da CPHAAN, Táta Tavares.

O processo para reconhecimento da Romaria do Bom Jesus da Lapa como patrimônio imaterial da Bahia começou em 2017 pelo governo estadual e agora está na responsabilidade da Câmara de Patrimônio da Bahia, sob relatoria da conselheira Evanice Lopes. Após aprovação, o texto segue para homologação do governador e publicação no Diário Oficial.

 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias