Rio de Janeiro e Santos podem ficar parcialmente submersos até 2100, aponta estudo da ONU

redacao@aloalobahia.com

Um novo estudo divulgado pela Organização das Nações Unidas aponta que, até 2100, pelo menos 5% dos municípios do Rio de Janeiro e Santos poderão estar submersos por conta do aumento do nível do mar, caso as emissões dos gases estufa continuem a subir, provocando o derretimento das geleiras. Os dados foram levantados a partir uma parceria da ONU com o Climate Impact Lab, que produz a plataforma Human Climate Horizons

Notícias: Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

"Centenas de cidades altamente povoadas enfrentarão um risco acrescido de inundações até meados do século, em um futuro sem alterações climáticas. Isto inclui terras que abrigam cerca de 5% da população de cidades costeiras como Santos, no Brasil, Cotonou, no Benin, e Calcutá, na Índia. Prevê-se que a exposição ao risco de inundações duplique para 10 por cento da população até ao final do século", diz a ONU.

De acordo com o pior cenário projetado pelo estudo, no Brasil, o nível do mar deve subir 23,84 cm, no Rio, e 27,74 cm em Santos entre os anos de 2040 e 2059. Já entre 2080 e 2099, a estimativa é que esse aumento seja de 65,67 cm e 72,85 cm. Cidades como Guaiaquil, no Equador; Barranquilla, na Colômbia; Kingston, na Jamaica; Coronou, em Benim; Calcutá, na Índia; Perth, na Austrália; e Newcastle e Sydney, na Austrália, também devem ser gravemente afetadas caso não sejam adotadas medidas para conter o aquecimento global.

"Estas projeções não são conclusões precipitadas; em vez disso, podem ser um catalisador para a ação. Uma ação rápida e sustentada para reduzir as emissões afetará a rapidez e o grau de impacto das comunidades costeiras", pontua Hannah Hess, diretora associada do Laboratório de Impacto Climático.





* Por Marcele Neves. Foto: Reprodução.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias