Ricardo Ishmael lança segundo livro infantojuvenil

As aventuras do pequeno Hadouk, um garotinho negro em busca da própria história, é narrada em “O Menino de Asas Invisíveis”, segundo livro infantojuvenil do jornalista Ricardo Ishmael, que tem lançamento marcado para 6 de agosto. 

Criado pela Bisa Bargé, a centenária bisavó que “tem cheiro de alecrim e sabe de todas as coisas”, Hadouk viaja na imaginação até chegar à Terra Mãe, a África, continente dos seus antepassados.  Lá, Hadouk descobre que é descendente de reis e rainhas africanos, de um povo guerreiro que viveu em paz e harmonia até a chegada de traficantes de pessoas. 


A ideia central do livro, segundo Ricardo Ishmael, “é trazer a perspectiva de uma criança sobre a história do seu povo, e, portanto, a sua própria história, marcada por lutas, resistência, solidariedade”.  Para o autor, o fundamental é fazer com que “todas as crianças, especialmente as negras, se reconheçam no personagem Hadouk, um menino apaixonado pela África e por todas as referências de mundo que vêm dela”.

As ilustrações de “O Menino de Asas Invisíveis” foram criadas pelo ilustrador e designer gráfico George Lopes, que utilizou a técnica da pintura manual, seguida da digitalização dos desenhos. Para desenvolver as personagens do livro, Lopes fez uma cuidadosa pesquisa sobre o continente africano, a fim de “encontrar as cores, as texturas e as referências que compõem a história de Hadouk e da Bisa Bargé”. 

O texto de apresentação ficou a cargo da professora e escritora Mabel Velloso, cuja parceria com Ricardo Ishmael vem de longa data. Foi ela quem assinou a “orelha” do primeiro livro de Ishmael, “O Curioso Destino de Rita Quebra-Cama”. 

A publicação tem 40 páginas, custa R$ 40 e tem projeto editorial da Mojubá Editora. O lançamento será em 6 de agosto, às 19h, numa live no Instagram do autor (@ricardoishmael), que contará com a participação do ilustrador e de outros convidados.

“O Menino de Asas Invisíveis” é o terceiro livro do jornalista, apresentador e escritor. Os outros título são “A Princesa do Olhinho Preguiçoso”, lançado em agosto de 2020, e hoje concorre ao troféu de Melhor Livro infantojuvenil do 63º Prêmio Jabuti, e “O Curioso Destino de Rita Quebra-Cama e outros contos”, com histórias de ficção ambientas no sertão nordestino, voltado para o público adulto.

Fotos: divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias