Restauração da Catedral de Notre Dame deve ser concluída em 2024; obra é avaliada em R$ 3,6 bilhões

redacao@aloalobahia.com

A torre da Catedral de Notre Dame está em avançada restauração e tem previsão de ser reinaugurada ainda em 2024. Com um novo galo dourado no topo do edifício, a catedral voltou a se manter visível no horizonte de Paris, na França. Ao todo, 500 artesãos fazem parte do trabalho de reconstrução do local, que é tombado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO, na sigla em inglês).

Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp

A catedral ainda está envolta em andaimes e fechada para visitação de franceses e turistas. A reabertura está prevista para 8 de dezembro de 2024. Numa recente visita ao canteiro de obras, o presidente da França, Emmanuel Macron, afirmou que as obras estavam “dentro do cronograma” para que Notre Dame fosse aberta ao público na data, que marcará cinco anos e sete meses após o incêndio que destruiu grande parte do edifício de 860 anos em abril de 2019.

“Quando chegarem os Jogos Olímpicos (em julho), esperamos ter desmontado a parte superior da torre e concluído a maior parte da cobertura, para que os parisienses e visitantes de todo o mundo possam ver o edifício. A catedral está prestes a reabrir”, disse Philippe Jost, da Rebuilding Notre Dame de Paris (o órgão público responsável pela conservação e restauração da catedral), ao parlamento francês em 13 de dezembro.

De acordo com a Rebuilding Notre Dame, existem cerca de 250 empresas e oficinas de arte em toda a França encarregadas de “trabalhar no renascimento da catedral”. Isto inclui carpinteiros, pedreiros, escultores, vidraceiros e até construtores de órgãos, que estão restaurando os 8.000 tubos e 115 registros do grande órgão de Notre Dame, o maior da França.
JR5KVUv.md.png

Após o incêndio de 2019, os primeiros dois anos de trabalho foram dedicados à segurança do edifício e à conclusão dos estudos de projeto. A fase de restauração começou oficialmente em setembro de 2021.

Enquanto o trabalho ocorre, Macron expressou o desejo de que este século “tenha seu lugar entre os muitos outros que apareceram nas obras desta catedral”. No início deste mês, ele anunciou um concurso para permitir que artistas contemporâneos recriem seis das janelas vitrais, a fim de “marcar” este período da História.

* Publicado Matheus Simoni. Fotos: Romaric Toussaint, estabelecimento público Reconstruindo Notre Dame de Paris

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias