19 Aug 2023
Relatório final sobre apagão só deve sair em 45 dias, afirma ONS

O orgão, que já indicou que o ponto de partida teria sido uma atuação incorreta no sistema de proteção de uma linha de transmissão no Ceará operada pela Chesf, subsidiária da Eletrobras, afirmou que apenas isso, isoladamente, não seria suficiente para gerar o impacto no sistema.
Até a finalização das análises, o ONS tem operado o sistema em condições "mais conservadoras", a fim de "garantir a segurança do atendimento conforme previsto nos Procedimentos de Rede".
O Relatório de Análise de Perturbação (RAP) deverá conter uma avaliação detalhada da ocorrência, da causa raiz, sequência de eventos, desempenho das proteções e outras informações, além de recomendações e providências.
O Ministério de Minas e Energia (MME), a Aneel e agentes de geração, transmissão e distribuição estarão reunidos na próxima sexta-feira (25) para avaliar as informações consolidadas e elaborar o documento.
Um documento técnico inicial, divulgado na última quinta-feira (17), servirá de base para o diagnóstico final. Nele, o ONS indicou que o desligamento da linha em 500 kV Quixadá-Fortaleza II "refletiu desproporcionalmente em equipamentos adjacentes e ocasionou oscilações elétricas (tensão e frequência) no sistema das regiões Norte e Nordeste".
* Por José Mion, com informações do jornal Correio. Foto: Agência Brasil.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.