6 May 2023
Rei Charles III tem carro movido a queijo e vinho; entenda o funcionamento sustentável

A adaptação do automóvel foi feita em 2008 a pedido de Charles, devido às suas preocupações quanto ao meio ambiente. O carro foi um presente que recebeu da mãe, a falecida rainha Elizabeth II, no seu aniversário de 21 anos. Ele está avaliado em cerca de R$12 milhões.
Sem perder a performance, o DB6 passou a funcionar com 85% de bioetanol e 15% de gasolina sem chumbo.O bioetanol é produzido com o que sobra do vinho (destilado) e do soro (fermentado e destilado). O Conselho de Ministros da União Europeia define uma cota de exportação de vinho para cada país, que, quando atingida, deve descartar o excedente ou utilizá-lo de outra forma.
o soro de leite coalhado, que entra na mistura da produção do combustível, também foi uma forma de reaproveitar o subproduto excedente da indústria de queijo local, e assim evitar o seu descarte no meio ambiente.
Enquanto a mãe tinha um carinho especial pelos modelos da Land Rover, Charles tem mais afinidade com os veículos da marca inglesa Aston Martin - que era a predileta do seu pai. Já passaram pela sua garagem clássicos da marca como V8 Vantage Volante (1989) e Virage Volante (1994).
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia.
Foto: Getty Images