Regina Casé celebra diversidade no 'Jantar do Ano’: ‘Quanto mais a gente incentivar, mais soluções teremos’

Jornalista, editora de textos e colaboradora do Alô Alô Bahia. | Instagram: @itsnaiana

Assuntos relacionados à diversidade e inclusão (D&I) estão cada vez mais presentes não só no mundo corporativo como no dia a dia de toda a população. Na vida de Regina Casé, renomada atriz e apresentadora, entretanto, esses temas são evidenciados desde a década de 1970, quando iniciou sua carreira no teatro. 

"Esse é um tema que eu venho falando, tratando e vivenciando em todos os meus trabalhos desde o comecinho da minha carreira. Brasil Legal, Muvuca, Um Pé de Quê?, Esquenta!... Todos são pautados na diversidade. Sempre que me chamam para falar sobre algo — mesmo que não seja exatamente sobre esse o tema — acaba sendo. Para quem viajou o Brasil todo, como eu; para quem ama a Bahia, como eu, esse tema é importantíssimo", afirma. Ela veio para Salvador apenas para o ‘Jantar do Ano’, evento promovido pelo Alô Alô Bahia, nesta quinta-feira (28).

Conhecida por defender a diversidade de gênero, raça, etnia, orientação sexual, etc, Regina Casé foi aplaudida durante sua fala para convidados no Cerimonial Conceição da Praia, localizado ao lado da Basílica Nossa Senhora Conceição da Praia. Durante sua palestra “Construindo pontes: a diversidade e o diálogo como instrumentos de transformação”, a carioca (que carrega a Bahia no coração) chamou atenção de personalidades e artistas presentes para a urgência de se tratar “diversidade como sinônimo absoluto de riqueza”. 
 
Jdqw6E7.md.jpg
"Está provado matematicamente que traz grana. A gente acha que já falou muito sobre isso, mas não. Diversidade é tão maior do que representatividade. A maior riqueza que a gente tem no Brasil e na Bahia, especificamente, é a diversidade. Tudo que a gente identifica como nosso é fruto dessa diversidade que a gente tem. E a gente ainda trata muito mal esse tema. A diversidade nos dá tudo — todas as riquezas — e a gente não reconhece. Não só a riqueza em dinheiro, mas de tudo. Tudo o que a gente considera bacana, celebra e considera “a cara da Bahia” é fruto da diversidade. Quanto mais a gente incentivar isso, mais soluções teremos", afirmou a apresentadora em conversa com o Alô Alô Bahia.

Para a apresentadora, diversidade "não é ser bonzinho, não é caridade e nem filantropia". Muito pelo contrário: promove riqueza em todos os aspectos. "Seja na publicidade, na advocacia, em um grupo médico, ou no mercado financeiro, uma equipe homogênea busca sempre as mesmas soluções para os mesmos problemas. Vão ficar dando murro em ponta de faca e não vão solucionar. Já um grupo diverso, traz soluções impensadas, criativas, o que é sinônimo de crescimento. Vão surgir várias soluções. Ou seja: diversidade é igual riqueza", completou Regina. 
 
Jdqvien.md.jpg
Apesar do assunto estar em evidência há alguns anos, a artista acredita que a sociedade ainda o aborda de forma superficial: "Quando as pessoas realmente entenderem que, trazendo diferente para sua vida, não estão fazendo o bem para o outro, que estão fazendo o bem para si próprias, aí sim vai começar a mudança".

Entre causos e histórias, Regina também comentou que fica chateada quando elogiam seu trabalho dizendo que ela “une a ‘alta cultura’ com a ‘baixa cultura’”: “Não existe isso. São coisas diferentes, mas não existe uma coisa que está em cima ou embaixo. No Alô Alô Bahia, as notícias da “alta cultura” e “baixa cultura” ocupam o mesmo espaço. Esse é o maior mérito do Alô Alô Bahia".

Emocionada, ela também se declarou ao à Bahia “Eu amo muito essa terra. Eu amo muito essa cidade. Eu tenho uma gratidão pela Bahia imensa. De tanta que me veio da cidade como um todo. Que me veio do Curuzu, de Piripiri… Eu sou feita disso. O que eu mostro na minha carreira é a união de tudo isso com as minhas viagens por todo mundo (…). A gente precisa aproveitar as experiências que a Bahia nos proporciona. Levem seus filhos para conhecer a cidade (…). Desejo a todos vocês uma vida toda cheia de riqueza de diversidade”, afirmou. 
 
JdqeLYX.md.jpg
Novidades
Do 'Jantar do Alô Alô Bahia', Regina Casé volta a se preparar para mais um projeto especial. Dona Lurdes, sua icônica personagem na novela "Amor de Mãe", ganhará um spin-off, que começa a ser gravado no dia 30 de outubro. A obra, que ainda tem previsão de estreia, é uma adaptação para o cinema do livro "Diário de Dona Lurdes", lançado em maio deste ano por Manuela Dias, autora da novela da Globo. O roteiro é de Claudio Torres Gonzaga ("Os Parças").

O filme vai focar na vida de Dona Lurdes um ano após os eventos finais da trama televisiva. Regina Casé retornará para interpretar a personagem que, agora, enfrenta uma nova fase de sua vida. Os cinco filhos seguiram seus próprios caminhos e ela se redescobre como mulher, após anos dedicados à maternidade. "Vai ser bem lindo. Vamos contar o que aconteceu com Dona Lurdes depois que acabou a novela. Temos cenas em estúdio, em navio, em vários lugares", antecipou a atriz ao Alô Alô Bahia.
 
Jdqk06N.md.webp
"Amor de Mãe" teve seu percurso impactado pela pandemia da Covid-19, interrompendo as gravações em março de 2020. O retorno à programação ocorreu um ano depois, o que estendeu sua permanência no imaginário popular. Na trama, a personagem de Casé se dedicava à busca incessante pelo filho Domênico, que mais tarde se revelou ser Danilo, interpretado por Chay Suede e criado pela vilã Thelma, papel de Adriana Esteves: "Fico feliz, porque é um personagem bastante querido, que marcou um momento em que todo mundo estava muito carente, muito sozinho, com a pandemia da Covid-19. Além disso, ela é uma mãezona, e as pessoas se sentiram cuidadas".

O 'Jantar do Ano' é uma realização do Alô Alô Bahia, com assinatura da Morena GWM, patrocínio do Réveillon dos Quereres, Petrobahia, Suzano, Grupo André Guimarães, Ergo Estate, Moura Dubeux, TV Globo, TV Bahia, Grupo Civil, LM Soluções de Mobilidade, Faculdade Zarns, Hela Alimentação e Facilities, Shopping Paralela, Circuito G10, Reconflex, Grupo Lemos Passos, Sabin Diagnóstico e Saúde, Casa Rosemberg e Avatim, e apoio de Fernanda Brinço, Hiperideal, Hike Agência, Mignon Buffet, Luzbel Tecnologia, Uranus 2, Ticket Maker, Mandy Lopez Assessoria de Eventos e Happy Tour.

Fotos: Elias Dantas e Jefferson Peixoto/Alô Alô Bahia; Reprodução/TV Globo.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias