Record deve pagar R$ 2 milhões por danificar pinturas rupestres para série 'Rei Davi'

redacao@aloalobahia.com

A emissora Record TV foi condenada a pagar R$ 2 milhões por ter danificado pinturas rupestres de 10 mil anos em sítio arqueológico de Minas Gerais durante gravação da série bíblica 'Rei Davi', exibida em 2012.

A condenação foi imposta à emissora pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais e mantida pela Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Segundo a denúncia do Ministério Público de Minas Gerais, divulgada pelo Splash UOL, a emissora pintou de tinta branca, sem autorização, rochas da Serra do Pasmar para gravar cenas de "Rei Davi" em sítio arqueológico do território. Nelas, havia pinturas e vestígios rupestres. 

A condenação do TJ do estado não é nova, mas a emissora inicialmente recorreu da decisão junto ao STJ, que decidiu agora por manter a penalidade.

O valor abarca compensações por danos ambientais, históricos, sociais e morais coletivos. A emissora deverá, ainda, ressarcir as despesas da perícia e veicular campanha de conscientização ambiental na programação.

Publicado por Hilza Cordeiro | Foto: Reprodução/Record

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias