Reativação dos 16 sinos da Igreja da Conceição da Praia será domingo de manhã

Um dos principais ícones urbanos da Cidade do Salvador, a Igreja da Conceição da Praia, no Comércio, terá seus 16 sinos reativados no próximo domingo (7), às 10h, finalizando mais uma etapa do Projeto de Resgate do Toque dos Sinos, da Secretaria de Turismo da Bahia. 

Até o momento, sete igrejas no estado tiveram seus sinos reativados, seis delas em Salvador. Outras igrejas serão contempladas nos próximos meses, como informa ao Alô Alô o professor e historiador Rafael Dantas, responsável pela coordenação do projeto da reativação dos sinos.

Apoio privado
O projeto de Resgate do Toque dos Sinos, idealizado pelo secretário de Turismo Fausto Franco, conta com o apoio da inciativa privada nas reativações. Parceiros como o Hospital da Bahia, Academia de Letras da Bahia (ALB) e Aleixo Belov participaram até o momento. 

Na Igreja da Conceição da Praia, três empresários foram responsáveis pelo apadrinhamento: Toninho Andrade, Jorge Simões e Jorge Goldenstein

Fausto Franco, que vê no projeto mais um grande atrativo na Bahia, lembra que “são pessoas sensíveis que fazem esse projeto acontecer”. 

“É com muita alegria que a Igreja da Conceição irá tocar seus sinos às 12h e 18h, com diferentes tamanhos e toques, com a possibilidade de tocar músicas como a Ave Maria, com um equipamento inédito fora da Itália e Rússia”, destaca Franco. 

O professor Rafael Dantas lembra da relevância dos sinos da Conceição da Praia na história de Salvador, os quais, ao longo de mais dois séculos, foram o “alarme da Bahia”, sinalizando alertas como incêndios, mortes e pandemias, ou até a chegada de visitantes ilustres. 

“Além de toda a relevância nas atividades litúrgicas, o toque dos sinos são elementos chave no processo de sociabilidade na cidade do Salvador”, pontua o historiador.

Igreja-da-Conceicao-da-Praia-Salvador-Bahia-foto-Marcos-Froes-Divulgacao-Setur-BA
Foto: Marcos Froes/Divulgação

Toque histórico
Essa é a primeira vez na história secular da igreja que todos os sinos tocarão juntos nesse ritmo.

O sistema foi desenvolvido na Itália e depois instalado na Rússia. É a primeira vez que o sistema será instalado fora desses países, e a Bahia será o primeiro local das Américas a receber o equipamento.

Os 16 sinos das duas torres da Conceição da Praia tocarão ritmados, possibilitando que músicas sacras e de relevância para a cultura baiana, como o Hino ao Senhor do Bonfim e o Hino Nacional, sejam tocados em badaladas de sinos. 

Para a Juíza da Irmandade, Marília Gabriela, trata-se de “um ato de inovação e um chamado com Deus”. 

A cerimônia de Reativação dos Sinos será acompanhada de uma missa solene com o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Sérgio da Rocha

Por conta dos protocolos sanitários, a cerimônia será transmitida pelas redes sociais. No local, apenas convidados.

História da Igreja
De acordo com Rafael Dantas, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia foi uma das primeiras de Salvador. O templo atual é a terceira construção iniciada na primeira metade do século XVIII, com uma magnífica e bem montada fachada em pedra de Lioz trazida de Portugal, projeto atribuído a Manoel Cardoso de Saldanha consagrado em 1767, mas que continuou até a primeira metade do século XIX. 

Antes tivemos outras construções, a mais antiga construída na época do governador geral Tomé de Souza, em 1549. Na época, Salvador era capital da América Portuguesa.

Para quem não conhece, a igreja fica ao lado do Elevador Lacerda, inaugurado em 8 de dezembro de 1873, um dos principais marcos da região da Cidade Baixa. É de lá que parte, tradicionalmente, o cortejo até a Colina Sagrada, nas celebrações da Lavagem do Bonfim.

Sua bela fachada, seguindo influências do neoclassicismo, marca a região de frente para a Baía de Todos os Santos. Internamente, se destaca um dos mais marcantes exemplares da arte do José Joaquim da Rocha com um belo teto em perspectiva barroca que data da segunda metade do século XVIII.

Foto: @vagnerts. Siga a gente no Instagram @sitealoalobahia e no Twitter @aloalo_bahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias