6 Jun 2023
Realidade virtual leva Amazônia para SP e RJ através de experiência imersiva; saiba mais

No filme "Amazônia Viva", é a respeitada liderança indígena Raquel Tupinambá, da comunidade de Surucuá, quem guia o espectador durante a viagem virtual. Com seu vasto conhecimento sobre a floresta, Raquel compartilha informações valiosas sobre a Amazônia e sua importância para o equilíbrio ambiental do planeta.
Na exibição 3D, os sons da floresta estão entre os destaques: o canto dos pássaros ecoa pelos fones de ouvido e o movimento das águas do rio desperta uma conexão profunda com a natureza. O objetivo é unir pessoas de diversos lugares do mundo aos povos indígenas em prol da luta pela restauração e conservação da maior floresta tropical do mundo.
Em janeiro, “Amazônia Viva” ganhou o prêmio de melhor filme de realidade virtual 360° no Barcelona Planet Film Festival. Alguns grandes nomes já assistiram à exibição, como a Ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, e o cantor baiano Caetano Veloso.
"É lindo! Me fez bem, além de ser lindíssimo como informação e modo de pensar a preservação da floresta, causa um bem estar enorme. Foi como um tranquilizante", diz Caetano em depoimento publicado no site do projeto.
A exibição, que tem duração de nove minutos, acontece em São Paulo através da mostra Ecofalante diariamente, das 17h às 21h, no Espaço Itaú de Cinema da Rua Augusta, na Consolação. Ela vai até o dia 14 de junho e tem acesso gratuito. O filme também está sendo exibido durante todo o dia, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, durante todo o mês de junho, em comemoração ao Mês do Meio Ambiente.
Leia notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia.
Fotos: Divulgação