12 Jul 2023
Quer trabalhar em Portugal? Parceria ajuda brasileiros a serem recrutados direto do Brasil

Atualmente em Portugal, devido ao verão, há 45 mil oportunidades de trabalho para o setor de turismo, segundo a Associação da Hotelaria de Portugal (AHP). Especialistas apontam para o fato que Lisboa recebe cinco vezes mais turistas que o Brasil todo, um fluxo de turismo muito grande e que as empresas não têm como contratar.
Portugal tem chamado a atenção dos brasileiros. Segurança, qualidade de vida e idioma são as principais razões desta atração.
Como vai funcionar a parceria?
A ideia da parceria é recrutar profissionais e facilitar o trâmite legal. Para isso, o processo é dividido em duas etapas.
O processo começa com as recrutadoras brasileiras analisando os perfis de acordo com as vagas que as empresas em Portugal estão ofertando. O profissional que for aprovado no processo seletivo pela empresa portuguesa, passará para a segunda fase.
Nesta segunda etapa, a Move cuidará de todos os trâmites jurídicos para facilitar a mobilidade, como visto e autorização de residência. A parceria ajuda com o processo dos vistos e todo o trâmite legal português.
Evite "entrar em roubadas"
Uma das roubadas mais usuais é a pessoa imaginar que pode ir para a Europa sem planejamento e sem informação. Para realizar essa transição de nação, três pontos são importantes para os futuros profissionais estrangeiros:
1º - Vistos e autorização de residência: é muito importante entender os requisitos de cada visto e apostar no que te dá mais chances;
2º - Parte trabalhista: é necessário saber as regras trabalhistas que estão em jogo em cada setor, para não se frustrar;
3º - Entender as regras fiscais: você não vai receber o salário anual de forma integral, a pessoa terá que pagar tributos ao estado.
Quais são os vistos que o cidadão estrangeiro pode adquirir?
Os vistos dão oportunidade ao cidadão estrangeiro residir, trabalhar e/ou estudar, e em Portugal há seis possibilidades:
- Visto para procura de trabalho (art 57-A);
- Visto para exercício de atividade profissional subordinada (art 59);
- Visto para exercício de atividade profissional independente (art 60);
- Visto para profissional altamente qualificado (art 61 e 61-A);
- Visto para Nômades Digitais, (art 61-B);
- Visto para estudo/estágio/voluntariado, (art 62).
- Tecnologia: todo o tipo de trabalho com ligação com desenvolvimento, programação e vendas em empresas e processos de tecnologia (são os candidatos ao visto Tech Visa);
- Serviços: todo o verão há déficit de profissionais de hotelaria e turismo;
- Construção civil: há déficit também de mão de obra de engenheiros.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.