Queda de meteoro em Minas Gerais é registrada nas redes sociais; veja vídeo!

José Mion é jornalista, assessor de imprensa, apaixonado por Gastronomia e escreve para o Alô Alô Bahia.

Como se não bastassem os sustos dos últimos dias, moradores de Patos de Minas, Uberlândia e outras cidades do Triângulo Mineiro relataram, nas redes sociais, a queda de um meteoro na noite dessa sexta-feira (14), por volta das 20h54. Uma imagem compartilhada pela Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon) registrou o clarão. Segundo o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, não há, ainda, relatos de danos.
 
“Toneladas de material do espaço caem no nosso planeta todos os dias. Nos últimos anos, temos mais câmeras registrando os fenômenos. A grande maioria dos meteoros não sobrevive à queda e se pulveriza. Quando resta algo do interior dele, chamamos de meteorito”, explicou o astrônomo Renato Las Casas, ex-coordenador do grupo de astronomia da Universidade Federal de Minas Gerais (UMG).
 
De acordo com ele, a chance de um meteoro causar grandes danos na Terra é pequena, embora exista. Sobre o clarão visível, ele explica que se deve ao grande calor que ele gera. “Ele se aquece até virar uma brasa e comprime o ar à frente, daí temos uma região de luminescência”, disse, em entrevista ao jornal O Tempo.
 
A página Astronomiaum, dedicada a fenômenos astronômicos, compartilhou vídeos de câmeras de vigilância que teriam flagrado a queda. Veja o vídeo!
 
Foto: Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros. Siga a gente no Instagram @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias