Jovem revelação da Globo, Clara Buarque ficou mais de 5 anos fazendo testes na emissora até ser aprovada

redacao@aloalobahia.com

Termo usado no exterior para se referir a filhos e netos de famosos que pouco se esforçaram para serem bem-sucedidos, por conta da influência dos parentes, ‘nepo baby’ (abreviação de nepotism baby) é uma definição que não combina com a atriz e cantora Clara Buarque, filha de Carlinhos Brown e neta de Marieta Severo e Chico Buarque.

Uma das revelações recentes do casting global, Clara estreou em novelas com a trama ‘Travessia’, de Glória Perez, mas demorou para alcançar seu objetivo: foram mais de cinco anos buscando seu espaço, conforme a jovem de 24 anos contou em entrevista à coluna de Patrícia Kogut, no Jornal O Globo. 

“Sempre quis fazer novela. É um lugar muito sonhado. Esse mundo sempre me encantou. Faço teste na Globo já tem mais de cinco anos. Sempre soube que a hora certa ia chegar, na novela certa. Estou muito feliz com toda a repercussão. Foram uma surpresa os rumos que a personagem foi tomando. Acho que a Bia vai ter um final digno e vai encontrar o amor que merece”, contou ela à repórter Giulia Costa, falando sobre sua personagem na novela das nove.
HSKBZnn.md.webp
A personagem Bia tem mexido com o público, já que é o principal empecilho para que o casal Brisa (Lucy Alves) e Oto (Romulo Estrela) termine junto. Por conta disso, Clara tem ganhado cada vez mais destaque e notoriedade nos capítulos finais da novela.

Antes de ‘Travessia’, a jovem tinha feito duas séries da Disney, ‘Tudo igual… SQN’ e ‘Tá tudo certo’. A atriz também tem experiência no teatro musical, mas revelou a pressão de viver o primeiro papel na TV aberta aos 24.

“Assusta um pouco. Mas, por ter feito alguns trabalhos antes, não senti tanta insegurança. Claro que tem um lado que assusta, porque a Globo tem muita visibilidade, é bastante exposição. Mas me dediquei, quis muito estar aqui. Então acho que foi mais tranquilo do que imaginei. Minha cabeça hoje é outra, tudo evoluiu para que eu chegasse à novela das 21h do jeito que eu cheguei. Pela primeira vez pude olhar para o meu trabalho e realmente ter orgulho do que eu estava fazendo, porque sempre fui muito crítica comigo mesma. ‘Travessia’ foi um marco nesse sentido”, comentou.

O papel de Clara Buarque ganhou repercussão por causa da rejeição de Bia. Sobre isso, a atriz contou que os fãs na internet têm passado dos limites. “É normal o público querer que eles acabem juntos. Até aí tudo certo, faz parte. Mas as pessoas precisam entender que isso é ficção, não podem confundir com a vida real e atacar um ator ou atriz por causa disso. Agora com as redes sociais tudo fica maior. É preciso se blindar disso tudo. Eu não leio, não tenho Twitter e não fico entrando pra ver. Não são comentários construtivos, então pra mim não adianta nada. Quando as pessoas passam dos limites e te desrespeitam, isso machuca, sou ser humano. Mas isso não pode estar acima do meu trabalho, não pode tomar conta da minha cabeça. Então, entra por um ouvido e sai pelo outro. Eu sei que existe inveja. Quem começa a brilhar vai começar a incomodar as pessoas também. Sei que isso vai fazer parte da minha vida para sempre e tenho que lidar da melhor forma”.

Apesar do sucesso atual, e da difícil jornada até ele, por um bom tempo Clara Buarque negou a veia artística. “Eu adiei meu desejo de trabalhar com arte por medo. Da exposição, da crítica, da pressão de seguir os mesmos passos da minha família. Porque eu já sabia mais ou menos como funcionava esse mundo e ficava muito assustada, ao mesmo tempo que encantada com tudo. Há seis ou sete anos atrás era uma negação pra mim. Eu dizia que não era isso que eu queria fazer, que ia tentar ir por outro lado. Mas acredito que que nasci pra isso. Desde pequena tenho esse lado, e as pessoas da minha família já sabiam. Acho que herdei um pouco de todos os lados deles, o canto, a atuação, a dança... Não tive para onde fugir, mas por um tempo não tinha coragem de admitir que nasci artista”.

Sobre a pressão de para se destacar, diante da expectativa por ser de uma família de artistas renomados, ela diz que tenta trilhar um caminho próprio. “Acho que por ter nascido na minha família, que é de grande relevância, as pessoas sempre vão esperar mais de mim e me julgar. Sempre vai existir uma comparação com a minha família e vão colocar uma expectativa em cima de mim esperando que eu atinja o mesmo nível que eles ou mais. Mas cada um tem a sua história. Estou trilhando o meu caminho e não tenho a pretensão de ser igual a meu pai, meu avô, minha avó... Vou fazer do meu jeito, estou começando agora. Muita gente vai duvidar do meu talento. Por outro lado, é muito bom ter tanta referência na minha família. Eles são a minha maior inspiração”, revela ao O Globo.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Sonho de maternidade

No fim da entrevista, Clara Buarque disse que, após realizar o sonho de atuar numa novela das nove, tem um outro grande desejo em mente: o de ser mãe. A atriz deixou isso claro quando posou com uma barriga cenográfica nos bastidores da novela.

“É um grande sonho que eu tenho de ser mãe, tenho uma ligação enorme com criança. Nasci para ser mãe, é meu maior sonho da vida. É muito forte, sinto uma energia avassaladora. Mas antes precisa ter um pai, uma pessoa em que eu realmente confie. É uma ligação eterna, uma responsabilidade muito grande. Por mim, se eu tivesse casado, eu já teria sido mãe, mas por enquanto não estou pensando nisso. Estou construindo minha carreira. Mas não quero demorar muito a ter, não”, concluiu.

As informações são do O Globo.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia

Fotos: Leo Aversa/Divulgação e Reprodução/Instagram. 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias