Quase 80% dos apartamentos lançados em São Paulo têm até 45 m²

redacao@aloalobahia.com

Os motivos são vários, do custo dos imóveis a mudanças comportamentais, como famílias menores, mas uma coisa é certa: a metragem média das unidades de até um dormitório na cidade de São Paulo caiu 40% em uma década, indo de 46,1 m² para 27,5 m², em 2021, de acordo com dados levantados pela Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio (Embraesp).
 
O que se percebe na capital paulista é que 76% dos últimos lançamentos têm até 45 m², enquanto opções amplas tendem a ser um luxo. Para muitas pessoas, inclusive, a localização é mais importante do que o tamanho do imóvel.
 
Nota-se também uma redução de cômodos, que estão cada vez mais integrados, unindo sala, cozinha e área de serviço e extinguindo praticamente lavanderias e escritórios. As varandas, no entanto, segundo os dados, são quase onipresentes.
 
Os apartamentos menores levaram a novos hábitos, ao mesmo tempo em que viraram tendência por causa deles também. Pesquisadores da Fundação Getúlio Vargas (FGV) identificaram, já em 2016, uma redução no consumo. Imóveis mais compactos oferecem menos depósitos, restringem visitas e tornam atividades externas mais frequentes.
 
As novas configurações de família também influenciam na tendência que segue, já que, de acordo com o IBGE, o total de pessoas que moram sozinhas subiu 43% na última década, entre solteiros, divorciados, idosos viúvos e quem não mora junto do cônjuge.
 
Foto: Estadão | Reprodução. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias