2 Nov 2023
Qual o segredo de longevidade dos centenários da Bahia?

Os cuidados para alcançar uma idade centenária não são novidade para ninguém. Para ao menos tentar chegar à casa dos 100 anos, as pessoas devem estabelecer uma cadeia de fatores que são responsáveis pela autonomia no envelhecimento e pelo bem-estar durante o ciclo da vida. Rotina de exercícios físicos, cuidado mental e espiritual, alimentação saudável e uma rede de apoio para adversidades são os pontos levantados pelo médico geriatra Adriano Gordillo.
Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp
"O segredo para chegar ou ultrapassar os 100 anos é bem conhecido hoje em dia: atividades físicas regulares (aeróbico e musculação), alimentação mais saudável possível, com mais verdura do que gordura, idas frequentes ao médico e ter uma rede social boa, além da espiritualidade", pontua o especialista.
O cardápio de quem planeja viver muitos anos precisa ser recheado de frutas e verduras, como orienta Gordillo. Também há uma necessidade de consumo de proteínas durante as três principais refeições do dia: café da manhã, almoço e jantar. Isso porque as proteínas evitam a perda de massa muscular, muito utilizada por células do sistema imunológico.
Segundo o geriatra, a espiritualidade baiana é um aspecto apontado como um dos fatores que podem ter colocado a Bahia neste patamar. "Talvez, por isso, a população baiana tenha maiores números de pessoas centenárias do que outros estados, porque o baiano é espirituoso", afirma.
Confira dicas
- Priorizar frutas e verduras na alimentação;
- Evitar o consumo de gordura e fritura;
- Consumir proteínas nas três principais refeições do dia;
- Estabelecer uma rotina de exercícios físicos (aeróbico e musculação);
- Cuidar da saúde mental;
- Ter uma rede social de apoio.
Salvador, Feira de Santana e Alagoinhas são as cidades com maiores populações centenárias do estado. Elas têm, respectivamente, 516, 157 e 113 pessoas com cem anos ou mais. A capital baiana ocupa a 4ª posição no ranking de municípios brasileiros com mais habitantes centenários.
A reportagem solicitou a idade da pessoas mais velha do estado ao IBGE e onde ela mora, no entanto, a entidade informou que esse tipo informação não pode ser repassada devido à lei do sigilo estatístico. "Nunca podemos divulgar uma informação que possa de alguma forma (ainda que remota) identificar seu/sua informante", explica a supervisora de disseminação de informações do IBGE na Bahia, Mariana Viveiros.
Índice de envelhecimento da Bahia é o 10º mais alto do Brasil
Nos últimos 12 anos, o total de pessoas na casa dos 60 ou mais de idade cresceu 48,9% na Bahia, de acordo com dados do último Censo. Entre 2010 e 2022, foi registrado um aumento de 709.272 idosos nos estados, o que configura um total de 2.159.279 - cerca de 15,3% da população.
Essa nova configuração demográfica faz a Bahia sair da 12ª posição do ranking de estados com maiores índices de envelhecimento do país, ultrapassando Pernambuco e Ceará. Com um indicador de 52,6 idosos para 100 crianças de até 14 anos, o estado baiano figura na 10ª colocação. Os estados com maiores índices são Rio Grande do Sul (80,4/100), Rio de Janeiro (73,6/100) e Minas Gerais (68,6/100).
O envelhecimento mais acelerado da população baiana possui relação direta com a diminuição do número de nascimentos no estado, é o que pontua Mariana Viveiros. "Em uma população que nascem menos crianças, o movimento de redução nas faixas etárias mais jovens é percebido", explica, pontuando que também há influência da longevidade maior.
* Publicado por N.R. Texto de Millena Marques, do Jornal Correio*. Foto: Shutterstock.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.