Qual o papel dos empresários no Outubro Rosa? Dr. Daniel Argolo responde

Qual o papel dos empresários na campanha mundial Outubro Rosa? Essa foi uma das perguntas respondidas pelo Dr. Daniel Argolo, do Grupo CAM, no Almoço de Negócios do Alô Alô Bahia, que aconteceu nesta quarta-feira (4) no restaurante Lafayette.

"O papel dos empresários, assim como o da sociedade como todo, é de disseminar conhecimento. Mas os empresários têm uma capacidade maior de compartilhar isso, ainda mais que são pessoas que cuidam, direta ou indiretamente, de outras pessoas. É preciso ser sensível a causa, permitir o acesso ao tratamento eficaz no momento adequado e também incentivar a pesquisa no Brasil", pontuou Argolo, que é diretor geral das unidades de oncologia da CLION (Itaigara e Lauro de Freitas).

Confira a galeria completa do Almoço de Negócios

Durante o evento, o médico também falou sobre a importância das ações para conscientizar as mulheres sobre a importância do autoexame e dos exames de diagnóstico na prevencção do câncer de mama não só no mês de outubro. Isso porque a doença é muito comum - uma em cada oito mulheres estão propensas a tê-la. "Todo mundo conhece alguma mulher que tem ou já teve câncer de mama. É importante previnir e, principalmente, fazer o diagnóstico precoce. Quando esse é precoce, a chance de cura é altíssima", argumentou.

Como prevenir?
Entre as atitudes que ajudam a prevenir o câncer, Argolo cita a diminuição do consumo de álcool, a realização de atividades físicas e manutenção de uma alimentação saudável, além da realização de consultas médicas periódicas. "É importante que os empresários chequem se os planos de saúde que dão aos funcionários cobrem o tratamento e se acolhem às pessoas com a doença. Eventualmente também é necessário ajudar com a flexibilização da rotina do colaborador que está em tratamento", indica Argolo.

Daniel é oncologista clínico, ex postdoctoral fellow do serviço de oncologia mamária do Memorial Sloan Kettering Cancer (NY - EUA). Em seus projetos de pesquisa, tem interesse especial no entendimento dos mecanismos que relacionam sobrepeso/obesidade, inflamação e câncer de mama, bem como no desenvolvimento de novas terapias para as neoplasias mamárias.

Foto: Tati Freitas. Siga o insta @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias