21 Aug 2023
Público masculino nas clínicas de estética cresce no Brasil e já representa 30% da clientela

Dados estatísticos revelam uma mudança significativa nas atitudes dos homens em relação ao cuidado. Segundo informações da Associação Brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), o Brasil é o segundo maior mercado de beleza masculino, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Eles já representam 30% da clientela das clínicas de estética no Brasil, conforme aponta a Associação Brasileira de Clínicas e Spas (ABC-Spas). Isso demonstra que a busca por uma pele saudável e uma aparência impecável não é mais uma prioridade exclusiva das mulheres.
Mesmo com o aumento, o lado estético para os homens ainda é considerado um tabu a ser quebrado. De acordo com Jéssica Magalhães, biomédica especialista em cuidados com a pele preta, muitos deles têm dificuldade de assumir os cuidados com a pele sendo algo natural.
“Normalmente, procuram ajuda principalmente quando tem algo que incomoda como acne e foliculite. Passada a primeira barreira é realizada a busca por um cuidado adequado, a palavra que dita a rotina é praticidade. A partir daí consigo explicar as vantagens de um cuidado especializado e de realizar procedimentos para aumentar a autoestima”, explica ela.
A especialista acrescenta que essa percepção masculina vem mudando, o que gradativamente surge junto com a importância dos cuidados, além das tendência que aparecem como dicas sobre o que passar no rosto e informações para se sentirem confiantes.
“Há um tempo o conceito de cuidado masculino se limitava a barba e cabelo. Isso já mudou muito, mas ainda pode melhorar. Já acontece de pacientes buscarem sua limpeza de pele e 'um creminho' para passar no rosto. E eles assumem a necessidade de se sentirem mais confiantes com a imagem nos ambientes de trabalho e sociais. Há uma tendência de procura por prevenção de envelhecimento de forma natural, sem grandes alterações mas com resultados reais”, pontua a biomédica.
Quando se trata de cuidados com a pele negra, Jéssica aborda informações de extrema importância, especialmente para pais que, ao longo de suas vidas, enfrentaram desafios significativos. As dificuldades não se limitam apenas à quebra de tabus, mas também se estendem ao cuidado da própria pele.
Por muitos anos, a pele negra foi subestimada, carecendo do reconhecimento de cuidados específicos. Nesse contexto, Jéssica explora essas questões, de forma que possam beneficiar não apenas a saúde da pele, mas também a autoestima.
“Por conta do formato do pelo é ainda mais comum que homens negros tenham foliculite na barba. E é uma condição que dói, coça, incomoda. Alguns cuidados em rotina como esfoliação e uso de tônico podem ajudar muito. Se a área é depilada com frequência sugiro a depilação a laser com algum especialista em pele negra para reduzir o risco do procedimento”, esclarece a biomédica.
Dentro da lista dos tratamentos mais populares entre os homens que buscam aprimorar sua aparência, incluindo desde produtos de cuidados com a pele até procedimentos mais avançados, ela esclarece que a procura é grande quando falamos em cuidados com a queda de cabelo, crescimento de barba entre outros. “Há uma procura grande por cuidados com queda de cabelo, crescimento de barba, acne, foliculite e por procedimentos para deixar o rosto mais quadrado. A limpeza de pele e a rotina de cuidado são os mais conhecidos. O mais interessante é observar de perto a mudança de comportamento e aceitação da indicação de novos procedimentos”, finaliza Jéssica Magalhães. As informações são da Criativos!
*Publicado por João Galdea. Foto: Freepik.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.