Público lota a Concha, e pede permanência do maestro Carlos Prazeres na Osba: "Fica, fica, fica"

Jornalista, editora de textos e colaboradora do Alô Alô Bahia. | Instagram: @itsnaiana

O maestro Carlos Prazeres, atual regente da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba), foi ovacionado diversas vezes pelo público que lotou a Concha Acústica do Teatro Castro Alves neste sábado (12). O “público crush” - como o regente chama os que apreciam a orquestra baiana - protestou, e pediu que Prazeres não saia da Osba na primeira edição especial de 10 anos do CineConcerto.

“Fica, fica, fica…”, gritaram os presentes, logo após o maestro visualizar uma mensagem de carinho na plateia no início do show. “É tudo o que eu quero, mas não depende só de mim. Vocês sabem que amo vocês”, disse o carioca em sua possível despedida da orquestra.  A Secretaria de Cultura da Bahia tem até 25 de setembro para responder se a Associação Amigos do Teatro Castro Alves fica ou se assume o Instituto de Desenvolvimento Social pela Música (IDSM), escolhido pelo governo em julho. O maestro Ricardo Castro, que rege o Neojiba e é ligado ao IDSM, tem sido criticado por muitos, inclusive por Prazeres, por sua visão "eurocêntrica" sobre concerto.

Carlos Prazeres foi aplaudido de pé quando entrou no palco fantasiado de Ken, do filme “Barbie”. “Público crush querido, boa noite! Vocês são maravilhosos. Dez anos de CineConcerto. O projeto marcou uma geração de pessoas que são apaixonadas por essa orquestra querida. Viva a Osba! Você, que ainda não migrou para os concertos oficiais dessa orquestra, venha também (…)”, convidou o maestro, antes da Osba tocar “Theme D’amour”, do filme italiano Cinema Paradiso (1988).

Lotado

Com músicas de trilhas sonoras de grandes filmes e com o maestro e músicos se apresentando fantasiados, o CineConcerto é um dos responsáveis pela popularização do trabalho da orquestra nestes últimos 10 anos.

“O CineConcerto tem um caráter revolucionário. Foi ele que alavancou a Osba para o patamar de ter sido escolhida como a melhor orquestra do país, no Prêmio Profissionais da Música deste ano. Com o CineConerto, conseguimos conquistar multidões para o repertório tradicional de música clássica, pois o Cine mudou a imagem da Osba junto à sociedade baiana”, avalia Carlos Prazeres.

A proposta dos músicos e do maestro usarem fantasias durante a apresentação surgiu a partir de uma conversa entre o violinista Arthur Lauton e o trompetista Heinz Schwebel, ambos músicos da Osba. “O CineConcerto sempre teve como objetivo também mostrar os instrumentos da orquestra ao público”, completa Prazeres.

O cantor paulista Edson Cordeiro, que ganhou destaque nos anos 1990 ao misturar estilos como ópera, rock e música popular brasileira, também se destacou ao cantar “Barbie Girl”, maior hit da banda dinamarquesa-norueguesa Aqua, e “A Rainha da Noite”, de Wolfgang Amadeus Mozart.

O CineConcerto contou ainda com performances dos grupos Conselho Jedi Bahia e Associação Baiana dos Amantes de Tango (Abatango). Embalados pelo tango “Por una Cabeza”, música do filme “Perfume de Mulher”, quatro casais dançaram e mostraram um pouco da essência do estilo musical.

Casais tango

Com ingressos esgotados em poucas horas, a sessão extra do CineConcerto acontece neste domingo (13), a partir das 18h, também na Concha Acústica, dentro da programação do “Domingo no TCA”. O roteiro e a direção cênica da edição especial de 10 anos do CineConcerto são de Gil Vicente Tavares.

Fotos: Reprodução/YouTube.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias