Publicação destaca Bahia entre os destinos que são apostas gastronômicas para 2023

José Mion é jornalista, assessor de imprensa, apaixonado por Gastronomia e escreve para o Alô Alô Bahia.

O conceito de "turismo gastronômico", apesar de não ser novidade, vem ganhando força no Brasil mais recentemente. As viagens motivadas pela experiência com a comida são apontadas em muitos relatórios, inclusive, como tendência para 2023, com destaque para o aumento do interesse em sabores locais.
 
A pandemia, sem dúvida, teve papel nessa demanda represada por experiências mais audaciosas, que atraem viajantes a lugares mais remotos e menos explorados, em busca de algo mais autêntico.
 
HT0YvhN.md.jpg
Nesse contexto, Rafael Tonon, autor do livro "As Revoluções da Comida", que vive entre Portugal e Abu Dhabi, mas viaja o mundo para comer, se baseou nestes relatórios de tendências para o ano que vem, sem deixar seu feeling pessoal de lado, claro, e elencou alguns destinos para os viajantes bons de boca em 2023, incluindo Salvador.
 
Em matéria para a Viagem e Turismo, o jornalista destaca a "gastronomia única no mundo" da capital baiana. Para ele, a gastronomia produzida aqui é uma "confluência das nossas raízes indígenas, influências portuguesas e a cultura africana que foi tão representativa na comida local".
 
Visitante frequente da cidade, ele enxerga o boom gastronômico pelo qual Salvador passa, com restaurantes autorais e chefs fazendo uma cozinha autêntica. Entre as estrelas, ele destaca os ingredientes do Recôncavo usado no Origem (foto principal), dos chefs Fabrício Lemos e Lisiane Arouca, a "cozinha baiana moderna" do Manga (foto acima), de Dante e Kafe Bassi, e as criações com frutos do mar do Boia (foto abaixo), de Kaywa Hilton.
 
HT0YkIp.md.jpg
Seguindo sua viagem, Tonon cita ainda a Geórgia, país da Europa Oriental, que combina ricamente o frescor da cozinha mediterrânea com os temperos típicos do Oriente Médio; Dubai, nos Emirados Árabes; Japão e Colômbia como destinos para explorar em 2023.
 
Foto:. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias