Promotor de Justiça baiano se torna primeiro professor titular negro da Faculdade de Direito da Ufba

redacao@aloalobahia.com

Fundada em 1891, a Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (Ufba) passou a ter, na sexta-feira (5), o primeiro negro ocupando o cargo de professor titular na instituição. O feito foi conseguido pelo promotor de Justiça do Ministério Público da Bahia (MP-BA) e professor de Direito Ambiental da instituição de ensino, Heron Gordilho.

 Heron Gordilho foi aprovado por uma comissão julgadora, formada por cinco avaliadores da Bahia e de fora do Brasil, após apresentar um memorial.

UjmTSj.md.webp

 O professor destacou que apesar de se sentir orgulhoso por alcançar o cargo, não sente honra pelo fato de ser o primeiro professor titular negro da Faculdade de Direito da Ufba.

 “Queria ser o centésimo. Tenho orgulho, sim, de alcançar esse cargo. O último membro do Ministério Público que ocupou esse cargo foi professor Calmon de Passos, como professor catedrático [...] A nossa sociedade, mesmo sendo composta por 80% de pessoas negras, precisou de 131 anos para um professor negro ocupar esse cargo", disse em entrevista ao G1 Bahia.

Confira postagem no Instagram: 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 

Fotos: Divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia.

 

NOTAS RECENTES