Projeto valoriza empreendedorismo feminino e cultura Tupinambá em Sauípe

Com o intuito de apoiar o trabalho desenvolvido pela Associação Mãos Nativas, grupo de cerca de 20 artesãs que atua em Vila Sauípe, a OR, incorporadora do grupo Odebrecht, desenvolveu o projeto chamado Casa Tupinambá, nome que faz referência à ancestralidade da região e ao resgate à cultura dos índios Tupinambás, que é inspiração para os produtos confeccionados pela Associação.

A iniciativa contempla a construção de uma sede, que ficará no Eco Parque Sauípe, para que as artesãs possam executar o seu trabalho e comercializá-lo no mesmo espaço, além de potencializar a rota turística do Parque.

Além disso, também estão sendo oferecidas orientações desde a produção da palha até capacitação comercial – com noções em gestão de negócio, finanças, marketing, e-commerce e secretariado. Embasamentos necessários para que o negócio seja sustentável e para que elas sejam capazes de viver da renda do artesanato. 

“Este curso tem sido bastante importante para nós. Antes éramos uma associação, mas não sabíamos trabalhar em equipe. Hoje conseguimos, finalmente, criar um perfil no Instagram para nosso uso coletivo, onde exibimos nossa produção e recebemos até algumas encomendas”, conta Maria Cristina Silva, atual presidente da Mãos Nativas.

Para dar ainda mais força à Casa Tupinambá, Luciana Galeão, designer que está atuando como consultora do projeto, nas frentes de desenvolvimento de produto e comercial, convidou Celeste Leão e Isabela Marotto para serem madrinhas da ação e usarem da sua experiência beneficiando outras mulheres, contribuindo, também, para a nova coleção que está sendo desenvolvida com o grupo.

"O projeto é um resgate às raízes de um trabalho desenvolvido por nossos ancestrais, a cultura tupinambá. Um movimento capitaneado por mulheres. E isso é o indício da confirmação de uma frase que corre por aí há muitos anos, iniciada nos movimentos socioambientais: o futuro é feminino”, comenta Celeste.

 

NOTAS RECENTES