Projeto reúne 175 obras que pensam a capital do país aos 100 anos

Brasília completará 100 anos apenas em 2060, mas um grupo de artistas e criadores do Distrito Federal já sabem o que desejam para a cidade. Eles foram estimulados a criar obras originais propondo a reflexão em equidade e justiça social, evidenciando que Brasília é desejada no seu centenário. Ao todo, 850 criadores se inscreveram para as 175 vagas do projeto, batizado de Repositório de Sonhos - #BSB2060. As obras originais foram selecionadas por edital e cada artista recebeu um cachê de R$1.200. 

As obras vão compor quatro espaços do Repositório de Sonhos: TV #BSB2060, Rádio #BSB2060, Espaço Literário #BSB2060 e Galeria #BSB2060. Ao todo foram selecionados 74 vídeos (performances, clipes, curtas, etc) para o espaço TV, 42 áudios (podcasts, músicas e textos declamados) para a Rádio, 32 textos escritos no Espaço Literário, e 27 imagens (fotos, ilustrações, peças de design) para Galeria. 

O acervo de obras não será lançado de uma vez só. As 30 primeiras já estão disponíveis e as demais serão apresentadas semanalmente no Repositório de Sonhos: https://bsb2060.com/produtos-selecionados. Todo o conteúdo será lançado até o dia 21 de maio.

A produção selecionada revelou um vasto panorama da diversidade criativa do DF, com produção descentralizada (30 das 33 regiões administrativas do DF estão representadas nos resultados) e foco nas diversidades (67% dos criadores são pretos e pardos, por exemplo) e em utopias do futuro da capital Brasília.  O #BSB2060 é realizado pela Associação Traços, em parceria com a Griô Produções e tem fomento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e do Governo do Distrito Federal.
 
Foto: Webert da Cruz. Siga o insta @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias