Projeto na Rua Chile, em Salvador, é um dos vencedores do Prêmio Arquitetura Tomie Ohtake AkzoNobel; veja fotos

José Mion é jornalista, assessor de imprensa, apaixonado por Gastronomia e escreve para o Alô Alô Bahia.

O projeto do Casarão 28, da arquiteta e professora Naia Alban, em Salvador, foi um dos vencedores do 9º Prêmio Arquitetura Tomie Ohtake AkzoNobel, divulgado na noite desta terça-feira (9). Ele e mais dois projetos premiados na categoria Profissional poderão ser vistos, ao lado dos demais finalistas, em exposição gratuita no Instituto Tomie Ohtake até 2 de julho.
HUBgwLx.jpg
O apartamento está instalado em um imóvel do século XVII, na Rua Chile. O projeto arquitetônico conta com todas as portas, bancadas e parte das luminárias provenientes de desmontagens, assim como os peitoris das janelas, compostos de pisos de uma escada de mármore, alternativa sustentável e econômica pouco utilizada no restauro de edifícios antigos.
HUCo17R.md.jpg
O deck próximo à rede, com a vista da Baía de Todos os Santos, por exemplo, incorpora parte do tabuado do extinto Teatro ACBEU, enquanto os planos que escondem as instalações foram feitos a partir de placas do forro colmeia do Edifício Mansão Carlos Costa Pinto, no Corredor da Vitória.
HUBgjXj.jpg
A proposta, que contou com a participação do escritório SETE43 Arquitetura e da Arquivo, na consultoria de reemprego de materiais de reuso, era conciliar a preservação da memória arquitetônica da capital baiana com as readequações necessárias para o uso contemporâneo do espaço, incorporando a paisagem.
HUCo0dv.md.jpg
O casarão estava em ruínas e foi reformado em um processo artesanal ao longo de 20 anos. Atualmente, é composto por apartamentos de entre 70 e 58 m², em plantas abertas, que priorizam a vista.
HUBghzb.jpg
Ao lado do Casarão 28 (residencial/comercial), foram premiados o Centro de Referência Quebradeiras de Babaçu (comercial/institucional), no povoado de Sumauma, no Maranhão, e a Rota do São Benedito (público/urbano), em Vitória do Espírito Santo. No total, foram inscritas 190 obras na categoria Profissional, provenientes de 17 estados brasileiros e do Distrito Federal, enquanto na Universitária foram enviados 138 projetos de 17 estados brasileiros e do Distrito Federal. Os projetos foram selecionados por júri formado por Carol Tonetti, Catherine Otondo, Clevio Rabelo, Ester Carro e Thaís Troncon Rosa.
HUC7vvn.md.jpg

Fotos: Manuel Sá.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia

 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias