Projeto na Rua Chile, em Salvador, é selecionado para prêmio nacional de Arquitetura; veja fotos

José Mion é jornalista, assessor de imprensa, apaixonado por Gastronomia e escreve para o Alô Alô Bahia.

O Casarão 28, apartamento instalado em um imóvel do século XVII, na Rua Chile, em Salvador, está entre os projetos arquitetônicos selecionados para o 9º Prêmio Arquitetura Tomie Ohtake Akzonobel. A arquiteta e professora Naia Alban é a responsável pelo projeto, que conta com todas as portas, bancadas e parte das luminárias provenientes de desmontagens, assim como os peitoris das janelas, compostos de pisos de uma escada de mármore.
 
HWlE3Kb.md.jpg
O projeto está entre as 10 obras selecionadas pelo Instituto Tomie Ohtake e a AkzoNobel na categoria "Profissional". Entre os destaques, está o deck próximo à rede, com a vista da Baía de Todos os Santos, que incorpora parte do tabuado do extinto Teatro ACBEU, e os planos que escondem as instalações, feitos a partir de placas do forro colmeia do icônico edifício Mansão Carlos Costa Pinto, no Corredor da Vitória.
 
HWlEFlj.md.jpg
O projeto, inscrito ao lado de outras 190 obras, contou com a participação do escritório SETE43 Arquitetura e buscou conciliar a preservação da memória arquitetônica da cidade com as readequações necessárias à qualificação para o uso contemporâneo da habitação e do compartilhamento da paisagem.
 
HWlEdiu.md.jpg
Ao lado dos outros selecionados, o projeto participará de uma exposição na sede do Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, de 9 de maio a 2 de julho, e de uma publicação sobre o prêmio. Na inauguração do evento, serão anunciadas três obras premiadas na categoria Profissional e um projeto na categoria Universitária.

* Com informações adicionais do Arquivo Reuso.

Fotos: Manuel Sá. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias