Projeto ‘Livros que Voam’ estimula hábito de leitura em jovens do interior da Bahia

A esperança de dias melhores se renova em gestos como o do comandante de Aeronaves da Casa Militar, o tenente coronel da PMBA Eduardo Luiz Silva. Ele criou o projeto ‘Livros que Voam’ para estimular o hábito da leitura em jovens de localidades mais distantes, por meio da entrega de diversos títulos.

De acordo com o próprio Eduardo, que é piloto de helicópteros há 22 anos, a ideia surgiu durante os pousos e decolagens. Os exemplares são colocados na aeronave que vai levar o governador Rui Costa para a agenda do dia no interior e a distribuição é feita somente dessa forma.

 “Os jovens se encantam pelas aeronaves e se aproximam, curiosos, para ver de perto. A gente coloca os livros, distribuídos por faixa etária, de forma que eles possam escolher o que querem ler. Eles ficam muito alegres e costumam voltar com mais jovens que também querem ganhar livros”, detalhou o policial.

Apesar de fazer parte da equipe de servidores do Estado, esta é uma iniciativa pessoal do militar. Ele conta que, inicialmente, os livros chegavam apenas por meio de doações de pessoas próximas. “Colegas e amigos abraçaram a ideia e começaram a fazer doações. Eu comprava os exemplares, prestava conta e distribuía para a criançada no interior. Depois, criamos um perfil no Instagram  para o projeto e mais pessoas passaram a ajudar. Além disso, também pudemos contar com o apoio da Secretaria estadual da Educação “, explicou.

Além da entrega de livros, a interação dos pilotos com os jovens ocorre também porque eles contam as próprias aventuras para os curiosos jovens. Todas essas ações vêm gerando vídeos e fotografias que também são postados no perfil do projeto no Instagram, o @livrosquevoam_oficial.
Whats-App-Image-2021-03-17-at-08-01-32-1024x768
Fotos: Divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia.
 
 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias