Projeto do Jornal CORREIO, Afro Fashion Day promete movimentar o Pelourinho neste sábado(19)

redacao@aloalobahia.com

Neste sábado (19), no Centro Histórico de Salvador, o jornal CORREIO realizará pelo oitavo ano o Afro Fashion Day, que após duas edições virtuais – um fashion filme e um desfile gravado – retorna ao formato presencial. Aberto ao público, que terá acesso livre à sua programação, o projeto de moda que celebra o mês da Consciência Negra destacará mais uma vez a produção de estilistas, marcas e designers de acessórios baianos e o talento de modelos pretos em um megadesfile coletivo que, nesta edição, terá a capoeira como tema.  
 
Marcado para acontecer a partir das 18h, no Terreiro de Jesus, o desfile contará com um elenco de cerca de 100 pessoas, entre modelos, capoeiristas e outros convidados, destacando o tema em um show de moda e arte. Os 75 looks que serão apresentados foram criados por 43 marcas e estilistas baianos, uma franco-camaronesa e um coletivo de acessórios. Parte dos calçados será Melissa. Todos os modelos serão maquiados com produtos Vult, marca apoiadora do AFD 2022.  
H9tCZc7.md.jpg
ARTE - O desfile será um espetáculo que mesclará moda e arte através de intervenções artísticas, sob a direção de Gil Alves, entre elas a apresentação do Projeto Golfinho, apoiado pela Suzano. Trata-se de jovens, filhos de pescadores vindos do município de Mucuri que participam de atividades culturais, como a capoeira, tema do evento. 
H9tCmAu.md.jpg
FEIRA – Antes, às 11h, no Cruzeiro de São Francisco, Pelourinho, ocorrerá a Expo Mulher, que contará com a presença de 40 expositoras participando no dia, em uma ação da Prefeitura Municipal de Salvador que visa fomentar os negócios femininos. Algumas marcas do Afro Fashion Day participarão da feira. 
 
INTERAÇÃO – Duas vitrines do TikTok, marca patrocinadora do evento, serão montadas no circuito do desfile para que o público interaja e crie seus próprios conteúdos. 
H9tCytj.md.jpg
TIME – O desfile do Afro Fashion Day 2022 terá mais uma vez como curador de moda o produtor, estilista e artista plástico Fagner Bispo. O time da beleza será formado por 9 maquiadores, um cabeleireiro, um assistente de cabeleireiro, seis trancistas e duas manicures. A coordenação é de Dino Neto com Roma Aragão na assistência de produção.  

O roteiro e direção artística do desfile são de Gil Alves, projeto arquitetônico da GMF Arquitetos, de Giuseppe Mazzoni, cenografia de Rafael Bittencourt, trilha sonora do DJ e produtor musical Telefunksoul e projeção a laser Homem Gaiola. 
 
CRIATIVOS – Este ano, o time é formado por 45 marcas, estilistas e designers de acessórios e um coletivo. A partir das orientações passadas pelo curador do desfile, Fagner Bispo, todos criaram peças exclusivas, que serão coordenadas em looks editados pelo produtor. O desfile será dividido em três grandes blocos, inspirados em estilos de Capoeira, tema do AFD 2022: Angola, Regional e Contemporânea. 

O time de criativos este ano é formado por Adriana Meira, Abanto, Ateliê Casalinda, Aládio Marques, Balbina, Black Atitude, By Aninha, Criollo, Costa Ribeiro, Closet Clothing, Crioula, Dih Morais, Dua, Ethnic Revival (fraco-camaronesa), Filipe Fias, Gefferson Vilanova, Incid, Jefferson Ribeiro, João Damapejú, Kelba Deluxe, Katuka, Lourrani Baas, Lu Samarato, Mônica Anjos, Mário Farias, MB Conceito, Meninos Rei, N’Black, Nós Macramê Design, Negrif, Porto, Preta Brasil, Rey Vilas Boas, Regina Navarro Bellaoyá, Sonbrille, Soudam, Sillas Filgueira, Tábompravocê, Tempt e Ziê. 
Das 45 marcas, cinco foram escolhidas através do Concurso Cultural Estilista AFD 2022, criado para revelar talentos do design de moda e que vai colocar novos profissionais na equipe de criativos do projeto. São elas Inti, Bixa Costura, Rômulo Salomão, Jorge Andrade e Kriassaum. Todas criaram looks exclusivos para esta edição. 

Este ano, o Afro Fashion Day também firmou uma parceria com a Fábrica Cultural, organização social fundada em 2004, em Salvador, pela cantora e ativista Margareth Menezes, que tem como eixos estratégicos educação, cultura e sustentabilidade.  

Foram selecionadas 11 marcas de acessórios contempladas no Acelera Iaô, programa realizado pela Fábrica Cultural que fomenta o trabalho de empreendimentos negros baianos por meio do apoio, qualificação e aceleração dos negócios criativos. São elas: Cravo & Canela, Diva Black, Negra Lu, Ateliê Grapiúna, Ouromin, Ayoka Acessórios Afro, Uka Acessórios, Negra Sil Acessórios, Pretart’s, Aury Félix Acessórios e Ofanish. 
 
MODELOS – A edição 2022 do Afro Fashion Day terá 75 modelos apresentado os looks no desfile coletivo. De perfis diversos – tipo físico, idade, estilo – 62 foram selecionados entre 14 agências e projetos, dez foram os vencedores das seletivas de bairro e três foram convidados, dentre eles a drag queen baiana Nininha Problemática, criada pelo ator Digo Santtos, que já desfilou em outras edições do evento. 
 
O Afro Fashion Day é um projeto do jornal Correio com patrocínio de TikTok, apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador e Sebrae, apoio do Shopping Barra, Suzano, Vult e Salvador Bahia Airport e parceria da Melissa. 
 
Fotos: Divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia.
 

 

 

NOTAS RECENTES