Projeto do fotógrafo baiano Rogério Braga celebra as culturas africana e brasileira

“Uma homenagem à cultura e estética africana”. É assim que o fotógrafo e artista visual baiano Robério Braga define sua nova série, “Gente da Cor”, projeto desenvolvido por ele especialmente para a Urban Arts com a curadoria da Galeria Mário Cohen, em São Paulo. “Há 34 anos comecei a fotografar sendo profundamente impactado pela riqueza cultural de Salvador, minha terra natal. Ao longo deste fazer fui influenciado por Pierre Verger, Mario Cravo Neto, J. D. Ohkay Ojeikere e Seydou Keïta, que foi minha maior inspiração para esta série”, relata.

jNXc4s.md.webp
“Keïta apresentava seus retratados com figurinos que se misturavam com o fundo da fotografia, com padrões de estampas africanas”, explica Robério sobre o fotógrafo, cuja estética influenciou artistas como o senegalês Omar Victor Diop e a queniana Thandiwe Muriu, expoentes da fotografia africana.

jNX03G.md.webp
O resultado da mostra são imagens de forte apelo visual, que pode ser conferido aqui e, em breve, deve ganhar uma edição especial na Galeria Mario Cohen, localizada no bairro de Pinheiros, em São Paulo.

Os looks com padronagens marcantes usados pelos modelos fotografados por Robério foram criados com exclusividade para o projeto pela artista, desenhista e estilista baiana Carola Hoisel.  
 
jNX1af.md.webp
“Projetos como ‘Luz Negra’, ‘Tranças Barrocas’ e ‘Ventos da África’, que desenvolvi sob curadoria da Galeria Mario Cohen Fine Art, agora se condensam em ‘Gente da Cor’, onde me aproximo dos meus colegas africanos e faço uma releitura desta estética fotografando em Salvador”, explica Robério sobre a série, que para ele trata-se de uma “homenagem à riqueza cultural da África e sua presença em cada parte do Brasil enquanto busco construir uma ponte entre nossos mundos”, finaliza.

Fotos: Reprodução. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias