17 Aug 2023
Projeto de valorização do samba no Nordeste terá nova edição neste sábado, no Pelourinho


"O projeto começou com a ideia de valorização do samba no Nordeste, por conta da inquietação de ver sambistas de outras praças fazendo sucesso em Salvador e lotando shows. Quisemos potencializar a arte dos cantores locais”, afirma Ícaro Ambrozi, idealizador e produtor do lugar.
“Iniciamos o projeto com uma pesquisa bibliográfica e com opiniões especializadas, buscando entender a história dos diferentes estilos de samba, como configuram a cultura dos locais onde surgiram, e identificamos artistas pioneiros e emergentes da região, além dos espaços culturais que dialoguem com a realização do evento”, acrescenta em entrevista ao Alô Alô Bahia.

Desde sua criação, há mais de um ano, o projeto já contemplou manifestações de Samba de Coco com o Coletivo Jenipapo, grupo originário do Vale do Capão, na Chapada Diamantina; Samba Junino com o Vai Kem Ke e Samba Skorpio; Samba de Roda com Raiala Conceição; Partido Alto/Samba Raiz com o Grupo Perfil – formado pela velha guarda do samba, representada por Almir do Apaxe – e o Grupo Botequim; Escola de Samba Unidos de Itapuã e a nova geração de artistas, à exemplo de Noug, Katulê, Nêssa, Grupo Ohana, Laio e Aline Souza, entre outros.
A próxima edição, neste sábado, será realizada com os shows de Samba de Última Hora, Laio e Grupo Katulê. Além das participações de Aisha Araujo, Michell Oliveira, vocalista do Sepá Samba, e Luciano Castilho, integrante do antigo Harmonia do Samba. O evento já tem mais uma data confirmada: será em 7 de outubro.
Serviço:
Quintal du Samba
Local: Praça das Artes, Pelourinho
Horário: 17h
Data: 19/08 e 07/10 (próxima edição)
Ingressos: R$ 50 no 1º lote, via Ticket Maker
Fotos: @JOVANEPH