Projeto de valorização do samba no Nordeste terá nova edição neste sábado, no Pelourinho

Samba de Coco, Samba de Roda, Samba Chulo, Partido Alto, entre outros estilos do ritmo, ganharam um projeto de valorização em Salvador: o Quintal du Samba, iniciativa criada para celebrar estas manifestações culturais e porporcionar experiências a um público eclético e democrático. Sua próxima edição será realizada neste sábado (19), a partir das 17h, na Praça das Artes, Pelourinho. 
 HDycV2e.md.jpg
"O projeto começou com a ideia de valorização do samba no Nordeste, por conta da inquietação de ver sambistas de outras praças fazendo sucesso em Salvador e lotando shows. Quisemos potencializar a arte dos cantores locais”, afirma Ícaro Ambrozi, idealizador e produtor do lugar.

“Iniciamos o projeto com uma pesquisa bibliográfica e com opiniões especializadas, buscando entender a história dos diferentes estilos de samba, como configuram a cultura dos locais onde surgiram, e identificamos artistas pioneiros e emergentes da região, além dos espaços culturais que dialoguem com a realização do evento”, acrescenta em entrevista ao Alô Alô Bahia.
HDycWYu.md.jpg 
Desde sua criação, há mais de um ano, o projeto já contemplou manifestações de Samba de Coco com o Coletivo Jenipapo, grupo originário do Vale do Capão, na Chapada Diamantina; Samba Junino com o Vai Kem Ke e Samba Skorpio; Samba de Roda com Raiala Conceição; Partido Alto/Samba Raiz com  o Grupo Perfil – formado pela velha guarda do samba, representada por Almir do Apaxe – e o Grupo Botequim; Escola de Samba Unidos de Itapuã e a nova geração de artistas, à exemplo de Noug, Katulê, Nêssa, Grupo Ohana, Laio e Aline Souza, entre outros.

A próxima edição, neste sábado, será realizada com os shows de Samba de Última Hora, Laio e Grupo Katulê. Além das participações de Aisha Araujo, Michell Oliveira, vocalista do Sepá Samba, e Luciano Castilho, integrante do antigo Harmonia do Samba. O evento já tem mais uma data confirmada: será em 7 de outubro.
 
Serviço:
Quintal du Samba
Local: Praça das Artes, Pelourinho
Horário: 17h
Data: 19/08 e 07/10 (próxima edição)
Ingressos: R$ 50 no 1º lote, via Ticket Maker


Fotos: @JOVANEPH
 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias