Projeto “Bahia no Clima” apoiará 10 municípios baianos

redacao@aloalobahia.com

Os riscos climáticos aos quais a humanidade está exposta já no curto e médio prazo não são novidade para autoridades e população. Acumulam-se episódios de ondas recordes de calor, chuvas e secas extremas em todo o mundo. As mais recentes publicações científicas alertam para o riscos reais se medidas urgentes e contundentes não forem tomadas. Neste contexto, o projeto “Bahia no Clima: preparando os municípios" selecionou 10 cidades baianas interessadas em uma imersão nas questões graves do aquecimento global e nas melhores soluções para superar os desafios dos municípios.
 
Coordenado por Virgilio Machado, pesquisador em Ecologia Aplicada à Gestão Ambiental (UFBA), e Leticia Moura, mestre pela UFBA em Engenharia Industrial com foco em Tecnologias Limpas, o programa tem patrocínio da Bahiagás e colocará em pauta os efeitos das mudanças climáticas, envolvendo o poder público, a sociedade e a iniciativa privada, através de seminários de formação e educação climática com diversos especialistas no tema e nos subtemas.
 
“A programação está sendo montada de forma que os dados científicos apoiem a tomada de decisões e a reflexão se insira na sociedade, para que a mesma apoie e cobre políticas públicas”, destaca Letícia.
 
Após a alta procura por inscrições no início do ano, os municípios selecionados foram Barra da Estiva, São Francisco do Conde, Aracatu, Iramaia, Camaçari, São Sebastião do Passé, Ilhéus, Itabuna, Conde e Itaberaba.

“A inscrição de tantos municípios baianos nos deixa otimistas de que isso pode sinalizar que há preocupação entre os gestores e entre a própria população, uma vez que tivemos bastante apoio voluntário no compartilhamento da divulgação do projeto”, comenta Virgílio.
 
A programação do projeto contempla, ainda, um evento dedicado a cada município, com dados locais relevantes e que apoiem uma visão sobre as ameaças e vulnerabilidades dos dez territórios em termos de risco climático.

“A intenção é que este projeto seja um passo importante para os municípios iniciarem os seus planos e ações estratégicos de mitigação e adaptação às mudanças do clima”, resume Leticia.
 
Foto: Shuuterstock. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias