‘Professores Inspiradores': Baiana é tema de documentário do Futura e do Globoplay; conheça

É jornalista, repórter e escreve para o Alô Alô Bahia | @tooonho.

A professora Solange Santana, do Instituto Federal da Bahia - Campus Salvador foi tema de um documentário do Canal Futura, da Fundação Roberto Marinho. O autor do documentário, Gilberto Amorim, é ex-aluno do Ifba e participou do projeto Geração Futura Universidades Parceiras, em 2022. O documentário é parte da websérie "Professores Inspiradores", e estreou na última terça-feira (5) na plataforma de streaming Globoplay.

Gilberto, que é estudante do curso de Jornalismo da Faculdade de Comunicação da Ufba (Facom), assina a direção, edição, roteiro, imagens e finalização do curta. Em quatro minutos, ele conta um pouco da trajetória profissional de Solange Santana, docente do Ifba desde 2012.

Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp

"Eu participei de uma seleção e fui aprovado para o projeto 'Geração Futura', do canal Futura. Por meio desse projeto, fui para o Rio de Janeiro, em 2022, aprender técnicas de audiovisual durante duas semanas. Tive acesso a palestras e oficinas com roteiristas de novelas da Globo, influencers, diretores e etc. Após o fim do projeto, a equipe organizadora do Geração Futura desafiou os participantes a criarem um minidoc (que vira uma websérie) com o tema "Professor Inspirador". A partir disso, convidei a professora Solange para ser a minha personagem e ela aceitou", conta Gilberto.
 
JWcPzrJ.md.jpg
JWcP7II.md.jpg

Ex-aluno do curso de Eletrotécnica do Ifba, onde estudou entre 2011 e 2015, Gilberto conta que Solange marcou sua trajetória. "Escolhi Solange porque as aulas dela eram e são incríveis. Lembro com muito carinho de todos os ensinamentos e aprendizados porque, além de ensinar com maestria, ela tem um lado humano impecável. Ela consegue perceber se um aluno não está muito bem em determinado dia e trabalha nisso, mostrando um papel pedagógico maravilhoso. Sol realmente se preocupa com o ser humano que está ali e enxerga os estudantes para além daquele ambiente", enaltece. 

Dez anos depois do encontro em sala de aula, Gilberto voltou ao Ifba para reencontrar a mestra - e contar um pouco de sua história.  As gravações aconteceram no campus Salvador em dois dias, nos meses de agosto e setembro de 2022
 
JWcPG2f.md.jpg

Para a professora, que ensina Língua Portuguesa no Instituto, a homenagem foi um registro carinhoso e representa um marco em sua carreira. No documentário, alunos, ex-alunos e colegas comentam o trabalho da professora e seu impacto na vida de quem a cerca. 

"Fiquei muito feliz, porque a nossa profissão vem sendo desvalorizada a cada ano, a cada década, a cada novo dia. O professor vem perdendo o respeito e a consideração que tinha antes, não que eu ache que tenha que ter irrestritamente, mas tem acontecido. Então, ter esse reconhecimento de um aluno egresso do IFBA, representa muito para mim, mas também para toda uma categoria que não vem recebendo esses afagos como deveria. Na minha vida e na minha carreira, é extremamente importante ter meu trabalho reconhecido, porque, de fato, possibilita que a sociedade retorne a olhar para a gente considerando pontos e aspectos positivos", analisa Solange.

"Ser elogiada por alunos com quem trabalhei há dez anos e por alunos que eu trabalhei por agora, de algum modo, me diz que estou no caminho certo e espero continuar nele", acrescenta.
 
JWciIn9.md.png

Fotos: Arquivo Pessoal

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o X (antigo Twitter) @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias