10 Jun 2023
Professor volta à superfície após recorde de 100 dias debaixo d'água

Os mais de 3 meses foram passados em um hotel subaquático, a 9,14 metros de profundidade. A marca anterior era de 73 dias, duas horas e 34 minutos, de dois irmãos, também professores, em 2014, também nos EUA.
"Nunca foi pelo recorde. É sobre entender a tolerância humana para o mundo subaquático e para um ambiente isolado, confinado e extremo", disse Dituri, também chamado de "Dr. Deep Sea" (Dr. Mar Profundo, em português), à agência de notícias Associated Press.
O foco do projeto era aprender mais sobre como o corpo e mente humanos reagem à exposição prolongada à pressão extrema e ao ambiente isolado. A ideia é beneficiar pesquisadores oceânicos e astronautas em futuras missões a longo prazo.
Ao longo dos 100 dias, o professor fez encontros online com milhares de estudantes de diversos países, ministrou um curso e recebeu 60 visitantes em seu espaço. O plano é apresentar as descobertas do projeto na Conferência Mundial de Medicina Extrema, em novembro, na Escócia.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia.
Foto: Mariano Lorde/Florida Keys News Bureau via Associated Press.