Professor da UFRB, Guilherme Moreira recebe prêmio que o reconhece como Liderança Emergente na Comunicação

redacao@aloalobahia.com

O professor Guilherme Moreira Fernandes, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), recebeu o Prêmio Luiz Beltrão de Comunicação, na categoria Liderança Emergente. O título foi concedido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, conhecida como INTERCOM. A premiação reconhece jovens doutores que adquiriram projeção local ou regional pela seriedade do seu trabalho, pela capacidade de liderar projetos e pela busca por parcerias.

Quem é Guilherme Moreira?

É professor e pesquisador nos cursos de graduação e do programa de pós-graduação em Comunicação da UFRB; presidente da Rede de Estudos e Pesquisa em Folkcomunicação (Rede Folkcom) e coordenador do Grupo de Trabalho História das Mídias Audiovisuais da Associação Nacional dos Pesquisadores de História da Mídia (ALCAR). 

Os seus trabalhos acadêmicos discutem folkcomunicação, censura às diversões públicas e homossexualidade nas telenovelas. 

Moreira é coordenador do bacharelado em Comunicação Social/Jornalismo da UFRB e pesquisador do Grupo de Pesquisa Corpo e Cultura (CNPq/UFRB).

Os candidatos ao prêmio são indicados pela comunidade acadêmica das ciências da comunicação, dirigentes e colegiados dos cursos de comunicação (graduação e pós), institutos de pesquisa e outras entidades da área. 

A escolha dos vencedores de cada categoria é feita por um colegiado, composto pelos ex-presidentes da Intercom, pelo atual presidente da entidade e pelos vencedores em todos os anos do Prêmio Luiz Beltrão na Categoria “Maturidade Acadêmica”.

O prêmio

O Prêmio Luiz Beltrão é uma homenagem da INTERCOM ao jornalista, professor e pesquisador olindense Luiz Beltrão de Andrade Lima (1918-1986), autor da primeira teoria brasileira das Ciências da Comunicação e da Informação, baseada nos estudos do pensamento comunicacional latino-americano. 

Beltrão foi o primeiro Doutor em Comunicação no Brasil com a tese "Folkcomunicação: um estudo dos agentes e meios populares de informação de fatos e expressão das ideias", defendida na Universidade de Brasília, em 1967. Ele é escritor de diversos livros. 

Na área de comunicação escreveu, dentre outros, "Iniciação a Filosofia do Jornalismo" (vencedor do prêmio Orlando Dantas, em 1959); "Comunicação e Folclore" (1971) e "Índio, um mito brasileiro" (1977). Beltrão foi fundador do Instituto de Ciências da Informação, primeiro centro acadêmico nacional de estudos midiáticos, e criou a revista Comunicações & Problemas, primeira revista de ciências da comunicação (Universidade Católica de Pernambuco, 1963).

* Por Hilza Cordeiro | Foto: Divulgação/Intercom.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias