Produção industrial no Brasil recua 0,6% em julho, divulga IBGE

redacao@aloalobahia.com

Em julho de 2023, a produção industrial nacional recuou 0,6% frente a junho, na série com ajuste sazonal. Em relação a julho de 2022, a queda foi de 1,1%. No ano, a indústria acumula taxa negativa (-0,4%) frente a igual período de 2022, e variação nula (0,0%) no acumulado dos últimos 12 meses. Os dados foram divulgados hoje (5) pelo IBGE. 

Entre as atividades, as influências negativas mais importantes vieram de veículos automotores, reboques e carrocerias (-6,5%), indústrias extrativas (-1,4%), equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (-12,1%) e máquinas e equipamentos (-5,0%). Outras contribuições negativas relevantes vieram de confecção de artigos do vestuário e acessórios (-8,0%), de produtos de metal (-4,8%) e de produtos de borracha e de material plástico (-3,8%).

Por outro lado, entre as nove atividades com alta na produção, produtos farmoquímicos e farmacêuticos (8,2%), produtos alimentícios (0,9%) e coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (0,7%) exerceram os principais impactos em julho de 2023.

Entre as grandes categorias econômicas, ainda frente ao mês anterior, bens de capital (-7,4%) e bens de consumo duráveis (-4,1%) assinalaram as taxas negativas mais acentuadas em julho de 2023, com ambas acumulando perda de 9,5% em dois meses consecutivos de queda na produção. O setor de bens intermediários (-0,6%) também recuou em julho e marcou o segundo mês seguido de queda na produção, período em que acumulou redução de 0,8%.

Por outro lado, o único avanço no mês veio de bens de consumo semi e não duráveis (1,5%), que intensificou a expansão de 0,7% verificada em junho último.


Publicado por Carolina Cerqueira, com informações do IBGE. Foto: cookie_studio/Freepik

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias