Produção industrial baiana cresce 22% em abril, maior resultado do país

redacao@aloalobahia.com

Em abril de 2022, a produção industrial da Bahia registrou na comparação do mês do ano anterior aumento de 22,0%, o maior resultado do País. As informações divulgadas nesta quinta-feira (9) fazem parte da Pesquisa Industrial Mensal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Para Armando Castro, diretor de Estatísticas da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia, autarquia da Secretaria do Planejamento, “o resultado da indústria baiana em abril consolida o momento econômico do estado descolado do Brasil. O PIB do primeiro trimestre cresceu acima do nacional, e nossa indústria cresce 22% enquanto a indústria do país declina 0,5% em abril”. Castro destaca que o otimismo em nossa economia fica ainda maior com a perspectiva de chegada de montadora de carros elétricos.

O setor de Derivados de petróleo exerceu a principal influência positiva no período, explicada especialmente pela maior fabricação de óleo combustível, óleo diesel e naftas para petroquímica. Outros resultados positivos no indicador foram observados nos segmentos de Couro, artigos para viagem e calçados, Bebidas, Celulose, papel e produtos de papel, Minerais não metálicos e Produtos químicos. A indústria Extrativa registrou estabilidade no período. Por sua vez, o segmento de Metalurgia registrou a maior contribuição negativa, devido à queda na produção de barras, perfis e vergalhões de cobre, de ligas de cobre e ferrocromo. Outros segmentos que registraram decréscimo foram Produtos alimentícios, Produtos de borracha e de material plástico, Equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos e Veículos.


Foto: Divulgação. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.
 

NOTAS RECENTES