Primeiro planetário de Salvador será inaugurado nesta semana; saiba onde fica

Matheus Simoni é jornalista, repórter e escreve para o Alô Alô Bahia | @teusimoni

A cidade de Salvador ganhará nesta semana o seu primeiro planetário. Conforme o Alô Alô Bahia apurou, o equipamento ficará localizado no Campus de Ondina da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e será inaugurado nesta sexta-feira (22), em um evento para convidados e a imprensa. Com capacidade para 85 pessoas, o Planetário vai ser aberto ao público no sábado (23) e funcionará de domingo a domingo, das 8 às 22hs.

Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp

As sessões serão tematizadas de acordo com o perfil dos visitantes, não só aos universitários e pesquisadores, mas também aos estudantes de escolas públicas e privadas, e curiosos de todas as idades, inclusive crianças.  

O planetário oferecerá também modernos e potentes telescópios, permitindo a observação direta, em espaço aberto, dos astros durante a noite. De acordo com os pesquisadores, os visitantes poderão apreciardesde as crateras da Lua, as manchas de Júpiter e suas luas, até os anéis de Saturno. O projeto arquitetônico é do escritório Charão Arquitetura e Urbanismo.
 
JXlvEcF.md.png
 

De acordo com a direção da UFBA, serão destinadas, gratuitamente, dez sessões semanais para alunos de escolas públicas de Salvador e Região Metropolitana. Será cobrado um pequeno valor para demais visitantes, que ainda não foi definido. 

Em novembro do ano passado, o planetário recebeu o primeiro evento teste, onde foram apresentadas projeções e parte da tecnologia utilizada para ver os astros. Confira:
 
Confira postagem no Instagram:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 


* Foto: Divulgação/UFBA

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o X (antigo Twitter) @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias