Primeiro Congresso Virtual da história Ufba começa nesta segunda-feira

Começa nesta segunda-feira (18), o primeiro Congresso Virtual da história da Universidade Federal da Bahia (Ufba). O evento segue até o dia 29 de maio e é uma ação pensada pela Administração Central da Ufba para, em tempos de necessário isolamento social por conta do coronavírus, proporcionar à comunidade universitária um espaço de encontro e demonstração pública da vitalidade de sua pesquisa, ensino e extensão, contemplando também a livre expressão de suas artes e o exercício de sua capacidade de reflexão crítica sobre a atual conjuntura – tudo isso remotamente, sem que ninguém precise sair de casa. 

Até a semana passada, o Congresso já tinha mais de 12 mil inscritos e havia recebido mais de 600 propostas de mesas de debates e intervenções artísticas, além de centenas de videopôsteres de cinco minutos enviados por estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade.

 “Muitas personalidades já confirmaram sua presença. Pessoas destacadas no país vão estar junto com a UFBA, celebrando conhecimento e solidariedade, nossa melhor resposta nesse momento de resistência e de combate ao obscurantismo e a qualquer saída autoritária para a crise que nós vivemos”, afirma o reitor da UFba e presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior, João Carlos Salles.

O reitor fará a abertura do evento nesta segunda-feira, às 15h. O ato será transmitido pelo YouTube. Entre os convidados de fora da UFBA que já confirmaram participação estão Bob Fernandes, Felipe Santa Cruz, Gregório Duvivier, José Miguel Wisnik, Judith Butler, Lilian Schwarcz, Mia Couto, Sabine Righetti, Tábata Amaral e Vladimir Safatle.

Também estarão presentes representantes de instituições científicas nacionais, como Ildeu Moreira, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Nísia Trindade, presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e Luiz Davidovich, presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), além de 20 reitoras e reitores de universidades federais. 

Desafio tecnológico inédito

A grande novidade - e o desafio - do Congresso, segundo a Ufba, é um alcance planetário para uma audiência ilimitada. Para isso, serão aplicadas as novas tecnologias da informação e comunicação (NTICs) integradas aos vários recursos das plataformas de mídias sociais – adequando-se ao atual momento de distanciamento social, devido à pandemia de covid-19.

Nesta edição do evento, as atividades serão transmitidas ao vivo pelo Youtube e pelo Facebook. De acordo com o superintendente de Tecnologia da Informação da UFBA, Luiz Cláudio Mendonça, “a previsão é de até sete transmissões ao vivo (lives) simultâneas e sem limite para os internautas assistirem. Para acompanhar, bastará apenas que os usuários acessem os respectivos canais”.( via Correio). 

 
Foto: divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES