Primeira semana de 2024 em Salvador deve ter chuva na maior parte dos dias; veja a previsão

redacao@aloalobahia.com

Os primeiros dias do novo ano devem trazer chuvas significativas para Salvador. A partir de quarta-feira (3), a expectativa é de que o acumulado de chuva varie entre 20 e 40 mm/dia. Os demais dias da semana terão chuvas abaixo dos 20 mm. Os dados constam no boletim da Defesa Civil de Salvador (Codesal). Ao longo da semana, a presença de uma massa de ar quente e seca mantém o tempo firme sobre a capital baiana.

Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp

Porém, a atuação dos ventos úmidos provenientes do oceano Atlântico pode causar chuvas isoladas. Nesta terça (2), a previsão é de céu claro a parcialmente nublado com poucas chances de chuvas. A partir de quarta-feira (3) e até quinta-feira (4), o céu dever ficar nublado a parcialmente nublado com chuvas fracas a moderadas, a qualquer hora do dia. Entre sexta-feira (5) e domingo (6), a previsão é de céu parcialmente nublado com chuvas fracas e isoladas a qualquer hora do dia.

As temperaturas deverão variar entre 24 °C (minima) e 31 °C (máxima).

Região Nordeste será chuvosa

O início de 2024 será com chuva na região Nordeste. A primeira quinzena de janeiro será com bastante umidade e registro de chuva em praticamente toda a região. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), alguns dos principais sistemas meteorológicos típicos de verão, como por exemplo a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), cavado do Nordeste/Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) e a formação de uma provável Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) irão contribuir para a ocorrência de pancadas de chuvas, acompanhadas de rajadas de vento no Nordeste.

Além desses sistemas, a influência da variabilidade intrasazonal (Oscilação de Madden-Jullian - OMJ) irá favorecer o aumento da umidade na Região Nordeste, contribuindo assim, com o aumento da nebulosidade e da chuva.

Entre os dias 1º e 8 de janeiro de 2024, a ZCIT estará posicionada mais ao sul da climatologia e, com isso, favorecerá os volumes na porção mais norte da região, incluindo o semiárido.

Até o dia 15, um canal de umidade, provável ZCAS, poderá se formar entre o norte da Região Sudeste (Minas Gerais), centro-sul da Bahia e dos estados do Maranhão e Piauí. Essa configuração poderá gerar volumes expressivos de chuva, com acumulados entre 150 e 250 milímetros (mm).

Apesar da possibilidade de transtornos, o sistema também irá contribuir para a recuperação da umidade no solo e das reservas hídricas.

Devido às incertezas e atualizações dos diversos modelos numéricos de previsão do tempo, o Inmet segue realizando e acompanhando a atualização diária das previsões de tempo, e, quando necessário, irá emitirá os avisos meteorológicos.
J55reun.md.jpg

* Por Matheus Simoni. Foto: Paula Fróes/Correio

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o X (antigo Twitter) @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias