Primeira mina de diamantes da América do Sul fica na Bahia; saiba onde

redacao@aloalobahia.com

A primeira mina de diamantes da América do Sul fica na Bahia. Ela é desenvolvida a partir do kimberlito, nome da rocha que serve como fonte primária para o diamante. Desde a sua instalação, em 2016, a exportação brasileira da pedra preciosa cresceu 4,6 vezes. 

A Mina Braúna fica em Nordestina, no semiárido baiano. O município, que tem pouco mais de 12 mil habitantes, fica a cerca de 300 quilômetros de Salvador.

A operação da mina acontece a céu aberto, concentrada no depósito de kimberlito Braúna 3, uma das 21 ocorrências de kimberlito atualmente exploradas e desenvolvidas pela empresa brasileira Lipari.

São cerca de 2 mil toneladas de minério kimberlítico processadas por dia, com operação durante 24 horas por dia, sete dias por semana. Mais de 300 colaboradores estão envolvidos direta ou indiretamente na produção. Dessa forma, a mineradora fica responsável por 80% da produção nacional de diamantes, no quesito volume. 

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), a Bahia é o primeiro produtor de diamantes em kimberlitos, o segundo maior produtor de esmeralda e o principal produtor de quartzo rutilado do Brasil. Grande parte da produção do estado é voltada para o mercado externo, tendo como principais setores de consumo a indústria de lapidação e a joalheria.

Foto: Divulgação/SDE e Lipari. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias