Primeira escola antirracista inaugurada em Salvador expande atuação e anuncia mais uma unidade

redacao@aloalobahia.com

Considerada a primeira escola registrada no Ministério da Educação como afro-brasileira, a Maria Felipa expande sua atuação e vai inaugurar mais uma unidade. Idealizada por Bárbara Carine com o objetivo de quebrar o modelo de educação eurocentrado e potencializar a memória dos povos africanos e indígenas, a escola inaugurou a sua primeira unidade em Salvador, em 2018, e chegará ao Rio de Janeiro para o primeiro ano letivo em 2025, na Tijuca.

Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp

Seguindo um modelo trilíngue com português, inglês e libras, a instituição será comandada por Bárbara Carine, Maju Passos e Leandra Leal e vai oferecer turmas de educação infantil e fundamental 1, com ensino dos conhecimentos clássicos, mas descentralizando o currículo europeu. Segundo  Bárbara, a ideia não é receber apenas alunos negros ou indígenas e nem mesmo ignorar uma parcela das histórias contadas: “Ensinamos a partir de uma centralidade africana. Não estamos negando o que os outros fizeram de nós, mas estamos também dizendo nós mesmos o que nós somos”.

* Por Luana Veiga. Foto: Reprodução.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o X (antigo Twitter) @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias