Preta Gil fala sobre gordofobia, luta contra câncer e separação: “Limpeza na minha vida. Livramento”

Jornalista, editora de textos e colaboradora do Alô Alô Bahia. | Instagram: @itsnaiana

“Livramento”. Foi assim que Preta Gil se referiu ao momento turbulento que vive hoje, enfrentando a separação do ex-marido em meio ao tratamento contra um câncer no intestino.

Eu acredito as coisas não acontecem por acaso na vida. Ouço muito isso das pessoas: ‘Deus não dá nada que a gente não possa aguentar e para quem não possa aguentar’. Eu acho que tudo isso aconteceu por um motivo muito importante, que é de transformação. É uma limpeza mesmo na minha vida. Uma cura em vários âmbitos. Eu não tenho nem dúvidas de que é um livramento. Acho que tudo isso junto foi necessário para que eu me curasse de tudo que tá me fazendo mal”, disse a cantora em entrevista exclusiva ao Alô Alô Bahia
Pretaemocao
Perda de peso e gordofobia
Minutos antes de ser mais uma vez ovacionada e receber o apoio do público baiano no show da turnê “Nós, a Gente” deste sábado (1º), Preta conversou com o Alô Alô Bahia e falou sobre os comentários que tem recebido sobre seu corpo.
Pretagilcorpo
Ela perdeu peso enquanto fazia quimioterapia - os frequentes enjoos não permitiam que a artista se alimentasse direito. “As pessoas acham que dizer que a pessoa está magra é um elogio. E esquecem que eu emagreci porque eu estou doente, e não porque eu quis, porque fiz uma dieta. Não foi por isso”, reafirmou.

Para ela, boa parte dos comentários e mensagens nas redes sociais sobre seu corpo reproduzem o discurso gordofóbico. “É um traço muito complexo, que está muito introjetado na nossa sociedade, de gordofobia. É mais uma dessas opressões que são estruturais. É muito difícil. Temos que ir falando sobre isso sempre que a gente pode, porque de vai desconstruindo e vai alertando as pessoas para que elas não repitam isso. Isso é comum, mais comum do que a gente imagina. E não está distante, está perto da gente”, acrescentou.

Tão perto que a própria cantora tentou se encaixar nesses padrões de beleza por diversas vezes. “Eu já passei por isso, eu já quis ser o que eu não sou por conta disso, de padrões que a sociedade impõe para a gente tentar se moldar. Isso acontece em qualquer meio. É uma questão da sociedade, que está em todos os lugares. A gente tem uma sociedade que é gordofóbica, onde o gordo nunca foi aceito, nunca foi visto como algo bonito. A gordura é sempre associada a doença ou a desleixo, a uma série de coisas”, comentou.

Problemas de saúde após gordofobia estrutural
A cantora desenvolveu problemas de saúde ao longo da vida na tentativa incessante de alcançar um corpo dito como ideal pela sociedade: “Desde o momento em que comecei a minha carreira, há 21 anos atrás, eu entendi que essa tentativa de tentar me enquadrar nos padrões me adoecia e fazia com que eu criasse se uma série de outras questões e doenças em mim que não existiam por eu ser gorda”.

Preta passou por um longo processo de entendimento sobre o seu corpo. “É natural. Não tem outra forma. A gente é o que a gente é. A gente não pode ficar tentando se esconder, ou ter vergonha de si próprio, ou querer ser outra pessoa”, disse.
Pretagilshow3
Hábitos mais saudáveis 
Por conta da rotina corrida e do trabalho, a cantora já passou por altos e baixos quando o assunto é hábitos. “Eu tenho um estilo de vida muito corrido, com muito trabalho. Hoje tenho uma vida muito mais saudável do que tinha antes. Acho que o câncer alerta a gente para uma série de coisas que são importantes que a gente preste atenção. A gente pode ser gordo, só é importante ser ativo. A gente tem que se movimentar, tentar ter uma alimentação mais equilibrada. Todo mundo precisa. Isso tudo é uma coisa que eu sempre busquei na minha vida, mas com muitos altos e baixos”, confessou.

O câncer no intestino fez com que Preta mudasse a alimentação e tenha hoje uma rotina de exercícios mais regrada: “Depois do diagnóstico, eu tenho uma vida muito mais equilibrada, muito mais regrada, com hábitos saudáveis, porque eu preciso para curar o meu corpo, minha alma e minha mente. Mas ter hábitos saudáveis não tem nenhuma relação com o nosso tamanho”.
Preta Gil desabafa sobre luta contra câncer e separação: “Limpeza na minha vida. Livramento”
HiVqByb.md.jpg
*A jornalista também é gordoativista e criou a primeira revista para mulheres gordas do Brasil.

Fotos: Elias Dantas/Alô Alô Bahia.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias