Salvador planeja começar a vacinação contra covid-19 em 48h após recebimento das primeiras doses

De acordo com anúncio feito pelo prefeito da capital baiana, Bruno Reis, o Plano Municipal de Vacinação contra a covid-19 em Salvador prevê inicialmente quatro fases, com estimativa de aplicação de mais de 570 mil doses para o público prioritário. 

Na primeira fase do plano, serão vacinados trabalhadores da saúde, idosos com 75 anos ou mais, pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência, indígenas, aldeados e os povos de comunidades ribeirinhas.

A segunda fase prevê a imunização de pessoas de 60 a 74 anos. Já na terceira fase, o grupo priorizado será o de pessoas com comorbidades crônicas, transplantados e pessoas com obesidade.

Por fim, na quarta etapa, haverá a vacinação de trabalhadores da educação, pessoas com deficiência, membros das forças de salvamento, funcionários do sistema prisional, transporte coletivo, transportadores rodoviários de carga e pessoas privadas de liberdade.

Na ocasião, o prefeito afirmou ainda que, assim que receber as doses do governo federal, a Prefeitura pretende iniciar a vacinação no prazo de 48 a 72 horas.


Centros - "Temos condições de armazenar qualquer vacina, em qualquer temperatura, inclusive a da Pfizer (necessita ser mantida a -75 graus Celsius), pois compramos ultrafreezers para esse acondicionamento", disse o prefeito. No total, serão 32 centros de vacinação, incluindo nove no sistema drive-thru.  
Ao todo, serão 202 salas ou baias e 506 boxes de vacinação, com capacidade para a aplicação de 15 mil doses por hora. Os centros de vacinação e as estruturas em drive-thru terão um local específico para a entrada de pessoas ou de veículos e outro para a saída. Além disso, haverá vacinação em instituições que abrigam idosos e hospitais, bem como domiciliar e população em situação de rua. 

Segundo o plano, os dias e horários de imunização será de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h, e sábados, domingos e feriados, das 7h às 19h. Para garantir maior segurança à população, a SMS vai capacitar todos os profissionais envolvidos, disponibilizará suporte emergencial nos postos de vacinação e realizará o acompanhamento de eventos adversos pós-vacina. Além disso, profissionais de segurança serão contratados para escoltar o transporte das doses e atuar nos locais de vacinação.

A SMS adquiriu dois furgões refrigerados e locou 55 veículos utilitários para transportar a vacina. Por fim, Salvador já conta com um milhão de seringas e agulhas e outras 450 mil já estão em processo de compra e 400 vacinadores serão contratados.

 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias