Prefeitura de Salvador inicia fase três da retomada de forma parcial

O prefeito ACM Neto anunciou hoje (29), em coletiva virtual, o início parcial da fase três da retomada das atividades em Salvador, liberando a reabertura dos clubes sociais para práticas esportivas. Parques de diversões e temáticos, teatros, cinemas, casas de espetáculo, centros de eventos e de convenções, previstos também para reabrirem nesta fase, continuam fechados enquanto o município e o governo do Estado avaliam com cautela a evolução da pandemia na capital. 
 
O chefe do Executivo municipal informou ainda que secretarias e órgãos públicos municipais voltarão a funcionar com regras para preservar a vida tanto de servidores quanto da população em geral. Aquelas repartições que fazem atendimento ao público, a exemplo das Prefeituras-Bairro e do Serviço Municipal de Intermediação de Mão-de-Obra (SIMM), irão reabrir no próximo dia 8, após adequações para cumprimento dos protocolos exigidos.
 
Outra novidade anunciada hoje pelo prefeito é a ampliação da capacidade máxima de pessoas em templos religiosos, que saltou de 20% para 30% (ou 50 pessoas, o que for maior). "Estamos tendo todo cuidado para que essa retomada aconteça de forma segura. Por isso, inclusive, que a fase três está sendo liberada em partes, porque as comissões técnicas da Prefeitura e do governo do Estado precisam acompanhar com cuidado o impacto nos números da pandemia. Vale lembrar que os protocolos precisam ser seguidos, por vamos continuar fiscalizando de forma dura", ressaltou ACM Neto.  
 
Atividades esportivas - Os clubes sociais poderão reabrir já a partir desta segunda-feira (31) apenas para as práticas esportivas, individuais ou em dupla, com exceção daquelas que exijam contato físico, a exemplo de artes marciais e danças. O funcionamento será de segunda a sexta, das 6h às 18h, e sábado e domingo, das 6h às 14h. As aulas coletivas precisam ter o limite de dez alunos e garantir o distanciamento social.
 
A capacidade máxima simultânea de ocupação dos clubes será de 300 frequentadores ou uma pessoa a cada nove metros quadrados de área, o que for menor. As aulas terão duração máxima de 50 minutos. O uso da piscina só será permitido para a prática de atividades físicas. Além disso, o protocolo geral, que vale para todas as atividades liberadas, precisa ser seguido, ou seja, o uso de máscara é obrigatório, bem como a higienização e limpeza de ambientes e superfícies. 
 
Números da Covid-19 - Durante a coletiva virtual de hoje, o prefeito fez rápido um balanço da evolução da pandemia em Salvador. Ele informou que houve um recuo de 70% do número de casos na semana do último dia 16 a 22, quando se compara à média móvel com a mesma medida nos 14 dias anteriores. Nessa mesma comparação, o recuo de óbitos chegou a 28%. Já a taxa de ocupação de leitos exclusivos para pacientes com o novo coronavírus caiu para 52% ontem (28).
 
Foto: divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias