Prefeitura de Salvador entrega 1ª etapa da nova Avenida Tancredo Neves

redacao@aloalobahia.com

A partir desta segunda-feira (9), os motoristas que trafegam pela Avenida Tancredo Neves chegarão mais rápido à Avenida Luís Viana (Paralela), após a construção de uma ponte sobre o Rio Camarajipe, realizada pela Prefeitura. A entrega do equipamento, correspondente à 1ª etapa da nova Avenida Tancredo Neves, ocorreu hoje pela manhã com as presenças do prefeito Bruno Reis e do titular da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), Fabrizzio Muller, dentre outros gestores municipais e autoridades.
 
"Aqui na região passam cerca de 400 mil automóveis diariamente. Isso corresponde a 70% dos veículos que circulam em Salvador, e essa ligação diminui bastante o tempo de deslocamento no principal centro comercial da cidade. A melhoria da mobilidade influi diretamente no tráfego diário de veículos. Para esta intervenção, todo investimento saiu dos cofres municipais, pois Salvador hoje resolve seus problemas por conta própria", destacou Bruno Reis.
 
O prefeito aproveitou a ocasião para lembrar que a cidade está em plena campanha do Maio Amarelo, capitaneada pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), e que conta com uma série de medidas para diminuir os acidentes de trânsito na capital baiana. "É o momento de estimular as pessoas sobre a necessidade de dirigir com responsabilidade e de ser mais educado no trânsito. Para isso, estamos realizando uma série de ações na cidade, e sabemos que podemos contar com a contribuição dos cidadãos". 
WWyRkl.md.jpg
Obra – Com investimento superior a R$14 milhões em quase 92 metros de extensão e 16 metros de largura, a ponte foi construída paralela ao Viaduto dos Rodoviários e recebeu pavimentação, microdrenagem, paisagismo, iluminação em LED, guarda-corpo e passeio. Devido à pandemia de Covid-19, as obras duraram 19 meses.
 
A intervenção amplia a capacidade de fluxo diário da Ligação Iguatemi-Paralela (LIP), desafogando assim o tráfego em uma das regiões mais movimentadas da cidade. Com isso, os veículos que vêm da Avenida ACM em direção à Paralela passam a ter uma via própria, com três faixas, para acessar a Luis Viana.
 
O projeto nova Avenida Tancredo Neves ainda conta com outras intervenções – uma delas, já em estado avançado de obras, é a trincheira bidirecional entre as avenidas Tancredo Neves e Magalhães Neto, que dá acesso à orla de Salvador.
 
Outra iniciativa é a implantação de um viaduto nas imediações da Praça Newton Rique, em frente ao Shopping da Bahia, com o objetivo de direcionar o fluxo de veículos sentido Rótula do Abacaxi. O equipamento visa diminuir o entrelaçamento de fluxos no acesso ao Viaduto dos Rodoviários, sentido Acesso Norte e BR-324. O conjunto de ações também engloba a duplicação da Rua Marcos Freire.
 
O projeto foi desenvolvido em conjunto pela Semob e Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), e executado sob a coordenação da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), por meio da Superintendência de Conservação e Obras Públicas (Sucop).
 
A obra melhora consideravelmente o trânsito desta região da cidade, conforme explica o secretário de Mobilidade, Fabrizio Muller. "Essa entrega tem uma grande importância para a solução de problemas crônicos desta região, que é o ponto nevrálgico do trânsito de Salvador. Com essa obra minimizamos entraves antigos, trazemos mais fluidez, e contamos com obras complementares - no pacote de ações ainda em execução na Avenida Tancredo Neves -, tudo pensado para dar mais conforto aos usuários que necessitam passar diariamente por este trecho. Não existe solução fácil, então, ao longo dos dias as pessoas vão entendendo e se acostumando às mudanças", relatou.
WWyYIS.md.jpg
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Fotos: Betto Jr./Secom. Siga o insta @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES