Prefeitura de Salvador bate recorde de investimento na área da saúde em 2020

O setor da saúde foi uma das áreas que obteve maior investimento por parte da Prefeitura de Salvador nos últimos anos. Em 2020, a administração municipal destinou mais de 22% do orçamento geral do município ao setor, ao mesmo tempo que deflagrou um grande volume de investimento para a construção da rede complementar temporária voltada para o enfrentamento à covid-19. 

Somente no ano passado, foram destinados R$ 291 milhões em suplementação da saúde com recursos próprios, número quase cinco vezes maior que o aplicado em 2012. No acumulado dos últimos oito anos, o município aplicou cerca de R$ 1,169 bi a mais do que o mínimo exigido constitucionalmente na saúde.

“Conseguimos manter o ritmo de expansão dos serviços básicos de saúde mesmo com a abertura de estruturas extras que tiveram que ser montadas por conta da pandemia", pontuou o secretário municipal de Saúde, Leo Prates. 

Avanços - O investimento aplicado pela gestão municipal possibilitou que Salvador figurasse como a capital brasileira que mais ampliou a cobertura da atenção básica, com mais de 57% dos soteropolitanos assistidos pelos serviços primários. 

Nos últimos oito anos foram construídas 45 novas unidades, além de 137 postos de saúde requalificados/ampliados. Além disso, 11 novos postos de saúde foram construídos e outras duas unidades básica nos bairros de San Martim e Jardim das Margaridas seguem em obras. Também foram convocados mais de 5,4 mil novos profissionais nesse período e a saúde da família foi reforçada com a implantação de 255 novas equipes.

 

NOTAS RECENTES