Prefeitura de Salvador anuncia novo programa de atendimento médico remoto durante a pandemia

Em entrevista coletiva realizada nesta quarta-feira (17), o prefeito da capital baiana, ACM Neto, apresentou o Salvador Protege, um novo programa de atenção básica voltado ao combate ao coronavírus. A iniciativa também vai servir para acompanhamento de outras doenças apresentadas pela população no pós-pandemia, utilizando principalmente os recursos da telemedicina.

A iniciativa vai envolver o trabalho das Unidades Básicas de Saúde, em complemento às atividades já realizadas pelos agentes de saúde e de combate às endemias. Além disso, vai rastrear as pessoas contactadas, no intuito de bloquear transmissão, assim como acompanhar os casos do novo coronavírus ao longo do tempo.

"A aplicação começa a acontecer nesse período de enfrentamento ao novo coronavírus, mas veio para ficar como conquista permanente do sistema de saúde de Salvador. Talvez este seja o passo mais significativo que vamos dar nesse trabalho de atenção básica, de prevenção e relacionamento direto com as famílias e com a comunidade. É um trabalho proativo, que vai levar atendimento para dentro da casa das pessoas de forma adequada a essa nova realidade do mundo”, explicou ACM Neto.

Atendimento – Primeiro, o profissional de saúde vai ligar para a pessoa com suspeita de Covid-19 e avaliar o estado de saúde do paciente a cada 48h. Nesse momento, o cidadão passará a ser orientado e monitorado para realizar o isolamento domiciliar de forma adequada. Além disso, o atendimento vai identificar, rastrear e avaliar a situação das pessoas que tiveram contato com o doente nos dois dias antes do início dos sintomas, na tentativa de impedir a transmissão.

Se a pessoa evoluir sem complicações no acompanhamento remoto, ela receberá alta segura e poderá retomar as atividades. No entanto, se apresentar complicações, será acionado o Samu 192 para avaliação imediata e encaminhamento seguro para uma unidade de emergência.

 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias